Aprenda a promover um onboarding de colaboradores eficaz

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ONBOARDING DE COLABORADORESOnboarding, recursos humanos, orientação empresarial
Foto: Freepik

O onboarding de colaboradores pode ser a chave para as empresas acelerarem o desenvolvimento dos profissionais recém-contratados. Para um estabelecimento com grande fluxo de atendimentos, como é o caso das farmácias, essa estratégia torna-se ainda mais necessária.

Em linhas gerais, o onboarding consiste no procedimento adotado para integrar pessoas à equipe, cultura e forma de operação da organização. Mas quase sempre essa iniciativa é negligenciada. Para Luisa Esteves, assistente de recursos humanos da Procfit, o grande erro que as companhias cometem no processo de incorporação dos novos funcionários é se dedicarem apenas a enaltecer a chegada deles ao time e achar que isso já basta.

 

Quanto os não medicamentos representam para o seu negócio

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

“Observamos as empresas investindo muito bem na receptividade do profissional, acolhendo-o e até entregando kits de boas-vindas. Mas no dia seguinte, ele está perdido e sem clareza sobre as atividades que precisa exercer”, avalia. Segundo ela, é preciso ter muito cuidado com o primeiro impacto que os primeiros dias podem gerar, pois são esses momentos que tendem a ficar registrados no subconsciente do colaborador.

“Tanto o recrutador como o gestor de área devem traçar quais competências técnicas e comportamentais essa pessoa já apresenta, além dos atributos que necessitam ser lapidados conforme as exigências do cargo. Ao receber esse suporte, o funcionário terá mais segurança para aprimorar continuamente seu desempenho”, acrescenta.

Onboarding de colaboradores exige imersão pela empresa

Além de identificar as habilidades que precisam ser trabalhadas, o onboarding de colaboradores requer um profundo treinamento referente aos processos e produtos da companhia. “É fundamental que o profissional contratado passeie pelas diversas áreas, nem que seja por um curto período de tempo, a fim de compreender qual é o seu papel dentro da corporação, as principais demandas e como a atuação dele influencia no fluxo e na rotina das equipes”, observa.

Para facilitar a integração, o ideal é que a empresa desenvolva um treinamento padrão para que o recém-chegado não exija apoio constante do colega ao lado. “O material pode ser desde um artigo, um arquivo em Power Point, um documento de Word ou um vídeo explicativo. Tudo contribui para instruir o colaborador sem a necessidade de destacar uma pessoa para ajudá-lo a todo instante”, ressalta Luisa.

Trilha de capacitação

Um dos métodos que auxiliam a corporação durante o onboarding é a trilha de capacitação – modelo de aprendizado das diversas áreas que estão conectadas com a atuação do novo colaborador. Durante 15 dias, ele passa por uma imersão intensiva, que se inicia pelos treinamentos obrigatórios do departamento de recursos humanos e se estende à compreensão sobre as políticas de dados e o regulamento interno.

“Dessa maneira, ele ganha uma visão abrangente e panorâmica da rotina operacional da companhia e consegue exercer sua função com mais segurança e eficiência”, finaliza.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress