A espinheira-santa, cujo nome científico é Maytenus ilicifolia, é uma planta medicinal nativa da região sul do Brasil, com propriedades antioxidantes e cicatrizantes. O chá de espinheira-santa é popularmente conhecido como remédio caseiro para problemas do trato digestivo, como gastrite, úlcera e azia.
O grande diferencial dessa planta é que as suas folhas são uma bomba de substâncias medicinais, que é o caso dos polifenóis, triterpenos e flavanoides. Com toda essa potência, a espinheira-santa auxilia na imunidade e ainda é capaz de prevenir envelhecimento precoce, além de ser um poderoso detox para o organismo.
O nome tem relação com o aspecto das suas folhas, que tem espinhos nas extremidades e ela pode ser usada em forma de chá, compressas, extrato fluido ou cápsulas. Mas, mesmo com todos os benefícios, ela não substitui o tratamento médico.
Propriedades do chá de espinheira-santa
Dores de estômago
O chá de espinheira-santa alivia problemas do trato digestivo, sendo muito indicado para casos azia, úlcera, gastrite, má digestão ou dor de estômago. Isso porque as substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes contribuem para a redução da acidez gástrica, amenizando a sensação de queimação e dor.
Ação antibacteriana
Segundo estudos, a planta possui ação antibacteriana que é capaz de combater a infecção causadas pela bactéria H. pylori, responsável por provocar lesões e úlceras no estômago. Além disso, conta com propriedades antimicrobianas, como a maitenina e a friedelina, que previnem contra infecções pulmonares, urinárias, dermatológicas e ósseas.
A espinheira-santa atua contra o fungo Aspergillus nigrans, que pode causar aspergilose, uma infecção capaz de afetar o trato respiratório.
Tem ação diurética e laxativa
O chá de espinheira-santa tem propriedades diuréticas e laxativas e ajudam a eliminar as toxinas do corpo, promovendo um verdadeiro detox no organismo. Também é muito útil na retenção de líquidos e infecções urinárias, além de auxiliar na prisão de ventre.
Cicatrização da pele
Você sabia que a espinheira-santa, pode ser usada na pele? Pois é, a planta é rica em substâncias analgésicas e cicatrizantes que podem auxiliar no tratamento do eczema ou acne.
Como usar a espinheira-santa
Ela pode ser consumida na forma de chá ou cápsulas. A ingestão do chá deve ser feita por no máximo seis meses, de acordo com orientação médica.
Ingredientes
1 colher de chá de folhas secas de espinheira-santa
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Colocar as folhas na xícara de água fervente e esperar por 5 a 10 minutos. Feito isso, coe e beba morno por até 3 vezes ao dia, em jejum, ou cerca de 30 minutos antes das refeições.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, alteração do paladar e sensação de boca seca, principalmente quando utilizadas em alta quantidade ou por mais de 6 meses. Existem relatos de reações alérgicas, por isso vale consultar um especialista em plantas medicinais.
Contraindicação
A espinheira-santa pode provocar aborto, contrações uterinas e reduzir a produção de leite materno. Por isso, gestantes e lactantes são orientadas a não consumirem a planta.