Um levantamento da Close-Up International indicou os 15 não medicamentos líderes de vendas nas farmácias brasileiras, considerando os últimos 12 meses até agosto. Os resultados consolidam o predomínio das fraldas infantis nas prateleiras e o crescimento da categoria de suplementos, ao mesmo tempo em que marcam a estreia de um teste rápido da Covid-19 no top 10.
O Eco Teste Covid-19 é distribuído no Brasil pela mineira Eco Diagnóstica e movimentou R$ 220,3 milhões no período, mesmo com presença em apenas 4 mil pontos de venda. O exame de antígeno foi, inclusive, um dos primeiros aprovados pela OMS para detecção da pandemia e figura na oitava posição do ranking.
O segmento de fraldas é responsável pelas duas primeiras posições. Pampers, da P&G; e Huggies, da Kimberly-Clark, registraram receita de R$ 753,7 milhões e R$ 535,4 milhões, respectivamente. A marca líder obteve esse resultado mesmo estando em menos PDVs na comparação com a segunda colocada – 35,6 mil contra 47,2 mil.
Depois de apresentar uma evolução de 63% em 2020, o mercado de suplementos e polivitamínicos seguiu em alta e pela primeira vez reuniu quatro produtos no rol dos 15 mais comercializados. Destaque para o Ninho Fases, da Nestlé, com movimento de R$ 352,2 milhões. “O incremento no período foi superior a 30% e responderam por quase 10% da receita do varejo farmacêutico com não medicamentos”, ressalta Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up
Os não medicamentos ajudaram a puxar o crescimento do varejo farmacêutico, totalizando 32% das vendas contra 29% dos 12 meses anteriores. No associativismo, 1/4 dos negócios já são oriundos desse segmento.
TOP 15 DOS NÃO MEDICAMENTOS EM FARMÁCIAS
Ranking |
Marcas/Fabricantes | R$ milhões |
Pontos de venda |
1 |
Pampers/P&G | 753,7 | 35,6 mil |
2 | Huggies/Kimberly-Clark | 535,4 |
47,2 mil |
3 |
Dove/Unilever | 443,3 | 65,8 mil |
4 | Rexona/Unilever | 438,7 |
66,2 mil |
5 |
Ninho Fases/Nestlé | 352,2 | 49,5 mil |
6 | Johnsons Baby/J&J | 292 |
70,8 mil |
7 |
Anthelios/La-Roche Posay | 275,1 | 51,1 mil |
8 | Eco Teste Covid-19/
Eco Diagnóstica |
220,3 |
4 mil |
9 |
Nan Confor/Nestlé | 217,1 |
57 mil |
10 |
Pantene/Unilever | 198,9 | 48,6 mil |
11 | Nutren Senior/Nestlé | 195 mm |
48,8 mil |
12 |
Nivea Face/Unilever | 189,7 mm | 61,1 mil |
13 | Nivea desodorante/Unilever | 188,1 mm |
60,2 mil |
14 |
Mamypoko/Unicharm | 185 mm | 24,3 mil |
15 | Nestogeno/Nestlé | 175,2 mm |
55,2 mil |
Fonte: Close-Up International
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/nova-lei-de-licitacoes-traz-mais-insercao-de-venda-a-varejistas/