Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Nesta terça-feira (20) é celebrado o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. A data chama a atenção para uma doença silenciosa e sem sintomas aparentes que atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, com 200 mil óbitos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e, no mundo, afeta 200 milhões de pacientes.

De acordo com o médico ortopedista e professor titular da disciplina de ortopedia da UNIFASE/FMP, Pedro Labronici, causa a diminuição da massa óssea, resultando em ossos frágeis e porosos. Como não há a presença de dor entre seus sintomas, na maioria das vezes, as pessoas só descobrem quando há alguma fratura.

– A osteoporose é a perda da estrutura óssea, do cálcio do osso. A doença pode ter várias causas como o desuso, uma pessoa que fica muito tempo acamada, por exemplo, pode ter o osso fragilizado. O uso de alguns medicamentos, como remédios para convulsão, o alcoolismo e a gastrite também podem fazer com que o corpo não absorva o cálcio e causar a osteoporose – alertou o médico.

Ainda de acordo com o especialista, doença atinge mais mulheres, principalmente quando entram na menopausa, devido à queda brusca de estrogênio, hormônio que ajuda a manter o equilíbrio da estrutura óssea.

– É muito mais comum atingir as mulheres na menopausa, pois o estrogênio para de funcionar e o cálcio deixa de entrar no organismo. As mulheres entre 45 e 50 anos estão no auge da atividade e, com isso, qualquer queda pode resultar em uma fratura, pois os ossos estão mais frágeis. A osteoporose pode acometer homens também, mas, em geral, isso só acontece quando já estão em idade bem avançada – explicou Labronici.

Embora não tenha cura, existem diversos tratamentos incluindo medicamentos. O tratamento varia de paciente para paciente, por isso, é essencial o acompanhamento médico. Por isso, o ortopedista orienta que a prevenção é o melhor remédio.

– O exercício físico estimula a formação e fortalecimento ósseo, assim como o tônus muscular, por isso, a prática é indicada. Uma alimentação saudável com a ingestão de leite, queijo branco, verduras, em especial o brócolis, não fumar e evitar bebidas alcoólicas são a melhor forma de prevenir a doença, assim como o uso de vitamina D e cálcio – recomenda o ortopedista.

Fonte: Diário de Petrópolis 

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/19/rinite-sinusite-e-rinossinusite/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress