O maior canal de informação do setor

Oxímetro de Dedo e Oxímetro de Pulso: Entenda a diferença!

221

Mas o que é o Oxímetro e quando usá-lo?

oxímetro é um aparelho médico que deve ter certificado da Anvisa para ser comercializado. Sua principal função é medir o nível de oxigênio no sangue para que pacientes em oxigenoterapia possam ser monitorados e terem certeza de que o oxigênio está sendo fornecido na quantidade ideal.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Quando o ar respirado é enviado para a nossa corrente sanguínea através do sistema respiratório, as hemoglobinas, que são proteínas encontradas no interior das hemácias (células vermelhas do sangue), retêm e transportam pelo organismo essas moléculas de oxigênio, promovendo oxigenação para todos os tecidos do nosso corpo. Ao absorverem o oxigênio, as hemoglobinas passam a ter uma cor vermelha brilhante.

Através de uma luz infra-vermelha presente no sensor que envolve um dedo da mão ou do pé do paciente, o oxímetro é capaz de traduzir a cor das hemoglobinas e, assim, medir o nível de oxigênio do sangue do paciente, a chamada saturação sanguínea, que deve estar sempre acima de 90%. Níveis abaixo desse índice configuram uma hipóxia, e requerem uma suplementação maior de oxigênio.

Portanto, o uso desse aparelho é muito importante para quem utiliza concentrador ou cilindro de oxigênio, seja o tratamento hospitalar ou residencial.

Mas não são apenas pacientes de oxigenoterapia que utilizam o oxímetro!

Atletas de alto desempenho sempre têm em mão o aparelho portátil, pois é muito comum que o organismo sofra baixa saturação sanguínea após exercícios extensos e vigorosos, com alta atividade cardiorrespiratória.

Dessa forma, com o oxímetro em mãos, o atleta é capaz de determinar se é hora de parar e tomar algumas respirações profundas, ou se o cansaço é apenas desgaste natural ocasionado pelo exercício pesado.

Mas, afinal, qual é a diferença entre oxímetro de dedo e oxímetro de pulso?

Oxímetro de dedo

Oxímetro de dedo, embora também faça a medição da pulsação cardíaca, é mais conhecido como esse pequeno aparelho portátil, sem fios.

Oxímetro de dedo portátil utiliza pilhas e não registra dados. Sendo leve e pequeno, é prático e fácil de transportar. Com esse aparelho, o paciente de oxigenoterapia, atletas, gestantes de alto risco e qualquer pessoa pesando mais de 30kg e que esteja com sua capacidade pulmonar comprometida por algum fator pode verificar a taxa de saturação sanguínea de forma rápida e confiável.

Seu tamanho e formato facilitam o transporte e também a utilização. Basta inserir o dedo no sensor do oxímetro de dedo, apertar o botão “liga / desliga” e aguardar alguns segundos. O resultado é exibido com precisão na tela do aparelho e, na maioria dos modelos, pode ser consultado novamente ao ligar o oxímetro de dedo, antes de realizar uma nova leitura.

Vale lembrar que esse modelo não registra e nem transmite os dados. Sua leitura é feita e exibida no monitor analógico em alguns segundos e, em seguida, é apagada.

Oxímetro de Pulso

Oxímetro de Pulso, também conhecido como Oxímetro Estacionário é uma versão mais completa do oxímetro de dedo.

Esses modelos podem ser usados em adultos, crianças e até recém-nascidos e contam com funções vitais para esse último grupo de pacientes:

  • Permitem monitoramento contínuo.
  • Armazenam dados.
  • Transmitem dados para o computador.
  • Têm alarmes em LED para baixa saturação, carga de bateria baixa e qualidade da leitura.
  • Bateria de longa duração.

Além da capacidade de ler continuamente, gravar e transferir dados, a possibilidade de configurar alarmes que informam quando o paciente se moveu e retirou o sensor da posição ideal ou quando a saturação está abaixo do nível desejado tornam o oxímetro de pulso fundamental para o monitoramento de pacientes em estado críticos.

São muitos os modelos de oxímetros de dedo e oxímetro de pulso no mercado, por isso, antes de adquirir o produto, é importante verificar se possui certificado da Anvisa garantindo que o aparelho está apto para uso médico.

Na dúvida, busque sempre o auxílio do seu médico ou de um profissional da área. Os consultores da CPAPS podem ajudá-lo a escolher o melhor oxímetro de pulso para você!

Gostou de conhecer os diferentes tipos de oxímetros? Na loja da CPAPS você encontra esses e outros acessórios para o tratamento da Apneia do Sono e terapia respiratória! Acesse o site e confira!

Fonte: CPAPS

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação