Ampliar tráfego e aumentar as conversões são estratégias de marketing para e-commerce que podem ser diferenciais para o sucesso do seu negócio. “Usar as ferramentas corretas, no momento adequado, com a mensagem ideal e o público-alvo bem delimitado, pode a ampliar a taxa de conversão das lojas online em até 30%”, afirma Felipe Rodrigues, CEO da plataforma Enviou.
Ele acrescenta que ter uma estratégia de marketing inteligente é fundamental, inclusive, para ajudar no desenvolvimento de consciência da marca e na fidelização de clientes. “Elas devem ser somadas às ferramentas de automação, para gerar resultados satisfatórios”, complementa.
Recursos de marketing para e-commerce
Três recursos de marketing para e-commerce são considerados ideais para incentivar o engajamento dos consumidores no ambiente virtual.
Gatilhos personalizados – ajudam a criar o desejo de compra
Recompra inteligente – avisos esporádicos que alertam o consumidor quando um produto de uso recorrente está próximo do fim
Abandono de navegação – convida o consumidor a voltar à jornada de compra
Abandono de carrinho – faz lembretes a respeito de compras não concretizadas
“Também é válido, por exemplo, fazer testes relacionados à comunicação com o cliente e avaliar as mensagens e ofertas mais aderentes à audiência”, acrescenta o CEO.
A promoção de upsell ou cross-sell dos produtos pode ser outra ação inteligente para conquistar clientes ou ampliar o tíquete médio das vendas. Da mesma forma, é interessante criar comunicações personalizadas, que transmitam ao cliente a sensação de exclusividade.
Processos adequados de coleta e interpretação de dados também são apontados como fundamentais para o desenvolvimento de ações efetivas. “Uma ideia que costuma gerar bons retornos é identificar regiões com grande concentração de clientes e criar ações especiais para essas localidades, além de programas de fidelidade que recompensem o cliente por sua preferência”, finaliza Rodrigues.
Empresa: Grandesc Materiais Hospitalares Ltda.
CNPJ: 07.086.868/0001-03 Requerente: Iox Securitizadora S/A Cidade: Santana de Paranaíba, (SP) Vara/Comarca: 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)
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Empresa: Drogaria Campeã Popular C. Costa Ltda.
CNPJ: 21.812.204/0001-05 Requerente: Banco Fibra S/A Cidade: Cotia, (SP) Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP) Observação: Pedido redistribuído
Empresa: Sw Drogaria Ltda., CNPJ: 97.536.857/0001-62 Nome Fantasia: Ultrafarma Cidade: Diadema (SP) Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)
Empresa: Drogaria Central Diadema Ltda. CNPJ: 10.714.091/0001-80 Nome Fantasia: Ultrafarma Popular Diadema Cidade: Diadema (SP) Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)
Empresa: Laboratório Farmacêutico Tauhere O. H. Ltda. Nome fantasia: Laboratório OH
CNPJ: 28.173.739/0001-14 Requerente: Leve Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Multissetorial Cidade: Santana de Parnaiba, (SP) Vara/Comarca: 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)
Laboratório também fará investimento recorde em materiais de divulgação no PDV | Foto: Divulgação
O varejo farmacêutico será o grande aliado da nova campanha da Cimed, intitulada Caminhão do Domingão. Anunciada no último domingo, dia 30, a promoção distribuirá R$ 3 milhões em prêmios e prevê atingir 90% das farmácias brasileiras.
Poderão concorrer os consumidores que fizerem compras de produtos da Cimed com valores acima de R$ 50. Eles deverão cadastrar os respectivos cupons fiscais no portal da promoção. E para o laboratório, não só o consumidor sai ganhando com esta ação.
“Enxergamos essa oportunidade como uma grande geradora de fluxo nas farmácias. E a estratégia está em linha com a nossa preocupação constante em fomentar o varejo”, afirma o gerente executivo de marketing, Leonardo Aiba.
Clientes estratégicos da Cimed tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre a promoção em primeira mão. A farmacêutica conduziu uma transmissão ao vivo, na qual explicou a mecânica da campanha e apresentou dicas para as farmácias conseguirem melhores resultados em suas vendas. “Tivemos o engajamento de mais de 200 gestores do setor”, comemora Aiba.
Campanha da Cimed aposta na capilaridade do varejo farmacêutico
A campanha da Cimed aposta na capilaridade do varejo farmacêutico como trunfo. “Promoções do gênero já são consagradas no canal alimentar e, agora, terão pela primeira vez as farmácias como ponto focal. E não pouparemos esforços para difundir a iniciativa. Vamos produzir mais de 600 mil unidades de material de divulgação para serem usados na loja, um investimento recorde na área”, revela.
Com uma força de vendas formada por mais de 1 mil representantes, a Cimed iniciou as capacitações internas um mês antes da divulgação da promoção. Mas o investimento em educação se estenderá à linha de frente dos PDVs. “Nossa área de treinamento está desenvolvendo pílulas sobre a promoção. Nelas, o lojista e sua equipe poderão tirar dúvidas sobre o regulamento e auxiliar o consumidor no momento da compra”, explica.
Farmacêutica desenvolveu métodos para campanha ever green
Ao todo, a campanha Caminhão do Domingão terá duração de cinco meses. Para manter o engajamento do público e o maior fluxo nas farmácias, a Cimed trabalhará com duas estratégias – produtos aceleradores e mídia estratégica.
“Os produtos aceleradores serão itens que, por um período predeterminado, irão dobrar as chances de premiação ao consumidor”, explica Aiba. Ele também esclarece como essa estratégia será especialmente atrativa para aumentar o tíquete médio da farmácia. “Serão sete ciclos de produtos aceleradores, começando com os blockbusters Carmed e Lavitan. Vamos oferecer insights de como potencializar a venda de cada um deles durante a campanha”, acrescenta.
Além disso, Aiba destaca que o próprio formato da promoção garante a reincidência da compra. “Cada cupom passa por uma trilha de sorteios, sendo que o único que é totalmente cumulativo é o final, de R$ 1 milhão. Então, vamos atuar fortemente no reengajamento do consumidor para que ele compre novamente. Trata-se de uma oportunidade de fidelização ímpar”, completa.
Farmácias contarão com “programa próprio”
Além das ativações em parceria com a TV Globo, a Cimed também ampliará suas formas de divulgar a promoção. Uma delas passará diretamente pelas farmácias participantes que comercializam produtos da Cimed. “Por meio do cupom fiscal, conseguimos saber onde o consumidor sorteado efetuou suas compras. Queremos que esse PDV seja parte do ecossistema da entrega, participando de toda a cerimônia com nosso CEO, João Adibe Marques”, comenta.
Aiba ainda dá um spoiler do que o varejo pode esperar. “Teremos um programa, Na Boleia com João, onde nosso presidente entrevistará gestores de farmácia, e também teremos outros benefícios para o varejo”, finaliza.
Varejista ampliou linha e impulsionou faturamento de sua marca – Foto: Divulgação/Luciana Moglia
A marca própria da Panvel foi uma importante fonte de renda para a varejista no último ano. Após um primeiro semestre turbulento, afetado pelas grandes enchentes que prejudicaram o Rio Grande do Sul, a companhia conseguiu dar a volta por cima, finalizando 2024 com recordes de vendas. As informações são da revista Exame.
Todo o fluxo de vendas e logística da companhia precisou ser alterado após seu principal centro de distribuição ficar ilhado. A planta fica na cidade de Eldorado, uma das mais afetadas pelas chuvas.
“Ficamos 40 dias sem conseguir acessar o nosso centro de distribuição. Tivemos que achar soluções logísticas que passaram por atacadistas e nosso centro de distribuição em Curitiba (PR) para entregar para as lojas. Para as farmácias ficarem abertas, montamos uma operação de caminhão-pipa para levar água e até mesmo tivemos que desligar o data center e usar o contingente que sempre tivemos por segurança e nunca achamos que usaríamos”, relembra Julio Mottin Neto, CEO da Panvel.
Marca própria da Panvel comandou retomada no segundo semestre
Após retomar suas operações e voltar à normalidade a varejista acelerou o ritmo de vendas, impulsionando seu faturamento em 15,7% em relação ao ano anterior, atingindo o valor de R$ 5,05 bilhões. O lucro líquido do ano ficou 6,1% maior, totalizando R$ 109 milhões.
Os produtos da marca própria da Panvel apresentaram um crescimento de 10,3% em relação ao quarto trimestre de 2023, sendo responsáveis por 7,4% de todas as vendas da varejista.
O ano marcou o lançamento de 200 novos produtos e foi finalizado com um portfólio de 1.049 SKUs ativos. O principal segmento da categoria foi o de higiene e beleza, que registrou 17,2% das vendas em unidades da companhia.
A expansão de lojas físicas ainda seguiu um ritmo consistente, que deve ser o suficiente para manter a abertura de 60 lojas por ano. No entanto, Mottin Neto admite que esse ritmo poderia ser mais acelerado caso o cenário econômico fosse mais favorável. “A economia realmente impacta, mas, a princípio, a ideia é manter o mesmo ritmo de abertura”, explica.
Lançamentos ajudam na criação de uma nova identidade
O desenvolvimento em laboratório próprio de cremes hidratantes, xampús, maquiagem e até mesmo itens para casa, como odorizadores de ambiente, permite o foco em um novo público alvo.
“Não queremos ser a farmácia do idoso”, afirma. “Viramos presente de Natal e Dia das Mães. Ter nosso laboratório favorece isso. A marca própria da Panvel, por exemplo, nunca teve a intenção de ser o primeiro preço. Ela tem um valor competitivo, mas não é o produto mais barato, porque sempre priorizamos a questão da qualidade”, explica o executivo.
Esse rebranding tem envolvido alterações no layout de novas lojas, que devem se tornar “mais premium”, como a unidade de Gramado e Canela, que está se tornando um ponto de parada nos roteiros turísticos. “Queremos explorar mais esse modelo. A unidade de Gramado, por exemplo, tem atraído turistas e se tornado um ícone da marca”, comenta o CEO.
O plano de expansão da rede busca inaugurar 60 lojas por ano, solidificando o market share de 23% no Rio Grande do Sul e dobrando a participação em Santa Catarina e Paraná, onde conta com 7%.
Valor por ação será de R$ 0,0689 sem correção monetária / Foto: Divulgação
Na última segunda-feira, dia 31, a RD Saúde anunciou o pagamento de R$ 118 milhões em juros sobre capital próprio. O montante será distribuído até o dia 1º de dezembro, mas ainda não foi definida uma data para tal. As informações são do Money Times.
Sem correção monetária, a rede de farmácias distribuirá R$ 0,0689 por ação para os investidores com posição até 3 de abril. A partir do dia 4, sexta-feira, os papéis serão negociados como “ex-juros sobre capital próprio”.
Haverá retenção de Imposto de Renda na fonte, exceto para pessoas jurídicas imunes ou isentas. Para comprovar essa condição, os investidores devem ir à sede da empresa em São Paulo (SP) até o próximo dia 7, segunda-feira.
Faturamento da RD Saúde cresceu mais de 15%
Em 2024, o faturamento da RD Saúde cresceu mais de 15%. Em seu balanço referente ao ano e a seu quarto trimestre, a rede de farmácias também apontou um crescimento em sua liderança no varejo farmacêutico, com um market share de 16,5% (aumento de 0,3 p.p.).
A receita bruta da varejista foi de R$ 41,8 bilhões, enquanto o lucro líquido no período foi de R$ 1,29 bilhão e teve incremento de 16,6% em relação ao ano anterior. “Esse resultado foi impulsionado por um crescimento de 6,5% nas lojas maduras, que pelo quarto ano seguido superou a inflação, com ganho real de dois pontos percentuais”, declara o CEO, Renato Raduan.
Nilson Ribeiro, diretor executivo e institucional da Abrafad / Foto: Divulgação
A Abrafad, uma das maiores entidades do varejo associativista do país, anunciou uma grande reestruturação na diretoria. O Objetivo é garantir a consolidação da associação para conseguir cumprir as metas de crescimento estabelecidas para os próximos cinco anos. Já durante a Abradilan Conexão Farma, os associados puderam conhecer o novo direto comercial, Fernando Brito Amaro.
O executivo é farmacêutico bioquímico, com especialização em marketing e larga experiência técnica e comercial adquiridas no Grupo Farmais e na Panarello. Brito também acumula passagens peço Grupo SC, Merck, EMS e, nos últimos anos, como gerente nacional da Zambon.
Nos últimos dois anos, o cargo era exercido por Nilton Janino, que conquistou resultados relevantes em relacionamento e negócios junto às indústrias, distribuidores e prestadores de serviços. O executivo continuará vinculado ao grupo como diretor de expansão da Rede Universal Farma.
Mudança na diretoria de operações e comunicação da Abrafad
Outra alteração significativa envolveu a diretoria de operações e comunicação, que nos últimos três anos estava a cargo de Douglas Marques da Silva. Nesse período, ele pautou suas atividades na construção das “ferramentas de gestão da Abrafad”, e na expansão, capacitação e treinamento das redes associadas.
No dia 28 de março, Marcelo Licnerski assumiu internamente a nova função como diretor de operações e comunicação. Consultor para negócios estratégicos, o executivo acumula experiência nas áreas de marketing, comercial e conexão tecnológica para gestão no varejo, adquiridos ao longo da carreira ma Droga Ria, Audifar, Sanofi, onde trabalhou por 14 anos sendo um dos responsáveis pela implantação do projeto inovador Conexão Farma no Brasil, México e Europa, integrando indústria e varejo.
“A Abrafad inicia seu novo ciclo com 21 redes associadas, 6 mil farmácias independentes, R$ 7,3 bilhões em faturamento CPP acumulado nos últimos 12 meses até dezembro de 2024. Esperamos muito a contribuição das diretorias para alcançarmos o projeto Abrafad 2030, que nos colocará em um novo patamar de extrema relevância junto ao varejo, distribuidores, indústria e associados”, ressalta Nilson Ribeiro, diretor executivo e institucional da Abrafad.
Farmacêutica brasileira apresentou diversas métricas positivas no último ano – Foto: Divulgação
O relatório de resultados do quarto semestre revelou um aumento de 28% na receita da Blau em 2024, em comparação com o ano anterior, saltando de R$ 1,37 bilhão para R$ 1,75 bilhão, maior valor já registrado pela empresa. As informações são do portal Pfarma.
O segmento de maior destaque da companhia durante o recorte foi o hospitalar privado, que cresceu apesar de um cenário global contrário criado pela alta dos juros e do dólar. “Ganhamos market share e retomamos a liderança no segmento, segundo a IQVIA”, explica Marcelo Hahn, CEO da farmacêutica.
“Em 2024, crescemos da receita ao lucro líquido em comparação à 2023, com aumento do volume de produção a um custo mais competitivo, oriundo de melhor compra de insumos, aumento de produtividade das fábricas da Blau e início da captura das sinergias com o Bergamo (aquisição realizada em 2023). O volume de vendas em ritmo ainda mais acelerado permitiu a redução dos estoques, com um novo go-to-market que busca potencializar o crescente portfólio da companhia com maior proximidade dos clientes e o ecossistema da saúde”, complementa o executivo.
Aumento na receita da Blau foi acompanhado por diversos índices
O levantamento de dados da empresa ainda revelou resultados positivos em diferentes métricas como a receita no Q4, que cresceu 18% e atingiu R$ 456 milhões; EBITDA recorrente, com um incremento superior a 50%, alcançando a marca de R$ 391 milhões; lucro líquido anual, fechado em R$ 220 milhões, valor 23% maior e do quarto trimestre, que cresceu 81% e foi oficializado em R$ 57 milhões. Todas as comparações foram feitas em relação ao mesmo período do ano anterior.
Executivo acumula sólida trajetória no varejo farma, com passagens por Carrefour e RD Saúde | Foto: Divulgação
Novidades na alta liderança da Farma Conde. A rede de farmácias, que soma mais de 500 unidades em São Paulo e Minas Gerais, anuncia a chegada de Vagner Moraes para o cargo de diretor geral.
O executivo será o responsável por liderar áreas-chaves na varejista, como comercial, licenciamento, suprimentos, operações e marketing. “A estrutura ofertada, a possibilidade de novos ares e tudo que me foi apresentado para liderar uma revolução estratégica na empresa fizeram com que eu aceitasse esse desafio com entusiasmo”, declara. Ao todo, o profissional acumula mais de 25 anos de atuação no varejo farmacêutico, com principal foco em companhias de operação nacional.
Novo diretor geral da Farma Conde tem experiência em expansão
Em sua mais recente experiência profissional, Moraes atuava como head nacional de farmácias do Grupo Carrefour Brasil, sendo responsável pela gestão e expansão da operação. Antes, trabalhou por 15 anos na RD Saúde, liderando setores como varejo, e-commerce e logística.
Formado em economia, o executivo tem ainda dois MBAs – um em economia e gestão empresarial, e outro em gestão estratégica e econômica de negócios. Também cursou especializações internacionais em instituições como a Universidade de Cambrige e ISE Business School.
Experiência está em linha com objetivos da rede
A experiência de Moraes em expansão é uma peça estratégica para o momento da Farma Conde, que aposta no regime de licenciamento de marca para ganhar corpo no varejo farmacêutico.
Em 2024, as adesões a esse formato triplicaram, o que levou à geração de mais de 3 mil empregos diretos. A integração de lojas a esse ecossistema foi determinante para que a varejista superasse a meta de alcançar 500 unidades. No fim do ano passado, inclusive, a Farma Conde atingiu um importante marco ao ocupar 100% das cidades da faixa litorânea de São Paulo.
Em entrevista ao Panorama Farmacêutico no início do mês de março, o head de operações e expansão de franquias, Éder Luz, revelou que a companhia trabalha com a projeção de alcançar 250 unidades licenciadas até o fim do ano. “Nosso objetivo é ajudar o empreendedor independente e reverter as estatísticas alarmantes sobre o fechamento de farmácias no país”, reforça.
Na comparação anual, o aumento foi de 21%, refletindo o crescimento das vendas / Foto: Divulgação
A receita da Biomm referente ao 4T24 foi a melhor de sua história. A biofarmacêutica registrou R$ 40 milhões líquidos, o dobro do conquistado no trimestre anterior.
Na comparação anual, a companhia também tem motivos para comemorar. Com avanço de 21%, o indicador passou dos R$ 118,2 milhões registrados em 2023 para R$ 142,9 milhões no último ano.
“Em 2024, a presença e participação da companhia no mercado biofarmacêutico brasileiro evidenciam ganhos expressivos de market share nas áreas de diabetes, oncologia e trombose”, comemora o CEO, Heraldo Marchezini.
Em 2024, foram investidos R$ 102,4 milhões em ativos fixos entre edificações, instalações, máquinas e equipamentos de processamento de dados e software, e R$ 19,3 milhões em ativo imobilizado ou intangível.
Receita da Biomm cresceu, mas lucro não acompanhou
Apesar da receita recorde, o lucro da Biomm não refletiu o bom desempenho. Após positivar em R$ 3,3 milhões no 3T24, os ganhos caíram para -R$ 2,9 milhões no último trimestre do ano.
O consolidado bruto para o ano foi de R$ 17,9 milhões, o que representa uma queda de 23% do registrado em 2023. Segundo a biofarmacêutica, as variações se devem ao mix de vendas, que sofreu com a queda na comercialização de produtos de maior valor agregado.
As despesas operacionais apresentaram um leve recuo entre trimestres, de R$ 22 milhões para R$ 21,3 milhões. Já na comparação anual, a tendência de alta também foi pequena, de R$ 95,8 milhões para R$ 99,1 milhões (avanço de 3%). Um dos principais motivos para esse aumento foi o crescimento da equipe devido ao início da operação da fábrica em Nova Lima (MG).
Com a redução do lucro bruto e o aumento de despesas referentes a gastos ainda pré-operacionais incorridos no ano de 2024, o Ebitda fechou negativo. No trimestre, R$ 22,1 milhões negativos, e no ano R$ 69,3 milhões negativos.
Ao final do último ano, o saldo da dívida a ser quitado até o fim de 2025 era de R$ 45,7 milhões, enquanto o caixa e aplicações financeiras registrou R$ 152,7 milhões.
O trade marketing nas farmácias vem despontando como estratégia determinante para se diferenciar perante a concorrência. A competição acirrada exige não somente a adaptação às necessidades dos consumidores, mas também um posicionamento mais assertivo para gerar resultados financeiros sustentáveis.
Em muitos lugares por onde passo, percebo que os gestores do varejo farmacêutico enfrentam um desafio constante – a dificuldade de otimizar o espaço físico de forma a maximizar a exposição de produtos e, ao mesmo tempo, garantir um bom retorno financeiro.
Nesse contexto, o trade marketing possibilita aprimorar o uso de espaços extras no ponto de venda, como balcões de atendimento, pontas de gôndola, cestões no autosserviço e check-outs. Com isso, as farmácias aumentam suas vendas e também agregam valor à jornada de compra do cliente, tornando a experiência mais satisfatória e fluida.
Trade marketing nas farmácias combina parceria e rentabilidade
O trade marketing nas farmácias vai além da simples organização dos produtos nas prateleiras. Trata-se da construção de uma sólida parceria entre a farmácia e a indústria, por meio da qual as empresas negociam de forma estratégica os pontos extras da loja, como as áreas de maior visibilidade, para posicionar produtos de alto potencial de venda. Esse processo de negociação permite que o varejo acesse verbas exclusivas disponibilizadas pelos fabricantes, uma fonte de investimento que, se não utilizada, representa uma oportunidade de lucro desperdiçada.
Esses recursos são fundamentais para financiar ações promocionais e de exposição. Ao implementar o trade marketing de forma eficaz, as farmácias podem maximizar o retorno desses investimentos, o que, no fim das contas, significa mais lucro e maior satisfação do consumidor. O uso adequado dessa verba é uma das formas mais eficazes de gerar ganhos adicionais para as lojas, especialmente em um cenário em que cada centavo conta para a saúde financeira do negócio.
Ao valorizar a exposição em pontos estratégicos, o trade marketing contribui diretamente para o aumento da cesta de compra. Quando os produtos estão melhor posicionados, o cliente tem mais facilidade para encontrá-los e, muitas vezes, acaba adquirindo outros itens, impulsionando o volume de vendas e aumentando a rentabilidade.
A solução da Febrafar: facilitação e eficiência no trade marketing
A importância do trade marketing é tão grande que, na Febrafar, temos ações específicas em relação ao tema, como parte do nosso papel de apoiar o associativismo. Por meio de negociações estratégicas com a indústria, a Febrafar otimiza a exposição de produtos nos pontos extras da farmácia, o que resulta em ampliação significativo nas vendas e valor agregado à experiência do consumidor.
A solução não se limita ao planejamento estratégico e também contempla a execução eficiente, garantindo que o varejo farmacêutico esteja sempre sintonizado com as melhores práticas de exposição de produtos. Isso democratiza o trade marketing, tornando-o acessível mesmo para as redes menores ou PDVs independentes.
O impacto do trade marketing nas vendas e parcerias
A implementação do trade marketing não traz apenas ganhos financeiros imediatos, mas também fortalece a parceria com a indústria. Essa colaboração beneficia todos os envolvidos. Os varejistas incrementam vendas e rentabilidade. A indústria tem seus produtos expostos de forma eficiente e visível, enquanto o consumidor encontra produtos relevantes e com boa apresentação.
Além disso, ao adotar práticas de trade marketing, a farmácia também melhora sua imagem no mercado, mostrando-se mais organizada e profissional. Isso aumenta a confiança do consumidor e a percepção de valor da marca, o que pode resultar em alta no fluxo e na fidelização dos clientes.
Trata-se de uma oportunidade que não pode ser ignorada. As empresas que não utilizam as verbas de trade marketing estão deixando dinheiro na mesa. A falta de um planejamento eficaz e da utilização estratégica dos pontos de exposição pode significar a perda de vendas importantes, além de comprometer as parcerias com os fornecedores.