Fármacos são famosos, como Aspirina Prevent e Xarelto, mas perderam patentes / Foto: Divulgação
As farmacêuticas alemãs Bayer e Megalabs fecharam um acordo que fará com que nove medicamentos das áreas de contracepção e cardiologia mudem de mãos. As informações são do Estadão.
Segundo estimativas da IQVIA, os produtos envolvidos no negócio devem somar mais de R$ 500 milhões de vendas em 2025. A transação é reflexo de uma revisão estratégica realizada pela Bayer, que não conta mais com atividade de fabricação no país.
Sem produzir remédios no Brasil, a farmacêutica tem procurado parceiros para gerir e distribuir suas linhas de produtos. Além disso, a parceria também engloba medicamentos que já perderam patentes e demandam um relacionamento comercial reforçado com o varejo. São eles o Allurene, Angeliq, Aspirina Prevent, Diane 35, Mesigyna, Xarelto, Yasmin, Yaz e Yaz Flex.
“O acordo ilustra o momento da empresa no Brasil e mundo. Ao fazer isso poderemos concentrar esforços e foco em medicamentos de alto custo, que faz parte da nossa especialidade”, argumenta o presidente no Brasil e líder regional na América Latina, Adib Jacob.
Megalabs dobrará receita com novos medicamentos
A chegada das nove marcas vindas da Bayer significará um grande impulso para o negócio da Megalabs no Brasil. A expectativa é que a receita da farmacêutica dobre com as novidades.
O laboratório, que tinha uma receita na casa dos R$ 400 milhões, pode fechar o ano superando os R$ 900 milhões. Para tal, segundo o gerente geral no Brasil, Marcelo Forti San Andrea, a companhia reforçara seu time de marketing com a contratação de 100 novos profissionais.
As incorporações focaram no portfólio de Sistema Nervoso Central e trato gastrointestinal. Com a aquisição, a farmacêutica assumiu as marcas Alenthus XR, Dieloft, Eficentus, Moratus, Prazol, Pyloripac, Pyloripac e Retrat.
Participantes lotaram o auditório de palestras | Foto: Divulgação
Márcia Queirós, especial para o Panorama Farmacêutico
Maior evento do associativismo de farmácias em Minas Gerais, o Farma Trend 2025 superou as expectativas com a estimativa de R$ 40 milhões em novos negócios. A feira atraiu, nos dias 12 e 13 de março, mais de 2 mil visitantes ao Expominas, em Belo Horizonte, com a adesão recorde de 1,1 mil CNPJs.
Gestores do varejo farmacêutico desfrutaram de dois dias de imersão em novos conhecimentos e contatos próximos com as gerências regionais da indústria e fornecedores de outros segmentos. O encontro foi aberto com o Fórum de Lideranças, em que expoentes do setor discorreram sobre temas como tributação, estratégias de vendas e novas tecnologias.
Realizado desde 2019 pelo Grupo Mineiro de Redes, o Farma Trend 2025 reafirmou a ascendência das farmácias associativistas. As integrantes do grupo congregam 3,5 mil lojas, estão presentes em mais de 1 mil cidades e totalizam faturamento anual superior a R$ 7 bilhões.
“Neste ano a audiência cresceu 17%. O Farma Trend é um sonho realizado ao conectar pessoas e informações. Apesar da concorrência, provamos com o grupo que conseguimos ter uma convivência boa”, comemora André Luiz Silva, presidente do grupo e diretor de gestão da Droga Rede, com sede em Divinópolis (MG).
O evento, que na primeira edição uniu cinco redes, contou com a participação de dez nesta edição – Compre Certo, Droga Rede, DSG Farma, Farmelhor, Grupo Farma, Rede Inova Drogarias, MG Farma, Ótima Farma, Uai Farma e Liga Farma.
Farma Trend facilita acesso a melhores preços e prazos
Varejistas consideram o Farma Trend uma oportunidade ímpar para adquirir produtos com melhores condições de preços e prazos. Nos dois dias de programação, para estimular ainda mais as vendas, indústrias e empresas prestadoras de serviços idealizaram promoções-relâmpago e sortearam prêmios como motocicletas, aparelhos de TV, pacote de viagens, cestas de cosméticos e vale compras.
“É muito gratificante participar dessa autêntica integração”, frisou Lucas Kilesse, da JC Produtos Farmacêuticos, ganhador de uma das duas motocicletas sorteadas, que viajou de Ubá, na Zona da Mata, para participar da feira na capital mineira. Laís Brito, da Drogaria Teixeira, de Lavras (MG), foi sorteada com um Iphone, e manifestou satisfação com as oportunidades de negócios e networking. “Pudemos conhecer participantes não só de Minas, mas de estados como Goiás e Bahia”, comentou.
Expositores valorizam engajamento do varejo
Já os expositores não pouparam elogios. Gerente regional de associativismo da EMS, Alfredo Novack, mencionou que 70% do resultado da corporação vem das farmácias de rede. Representante do atacado, Jean Miotto, gerente de vendas do GrupoSC, destacou o nível de engajamento do Grupo Mineiro de Redes. “Este ano, por exemplo, estipulamos a meta de crescer 40% em volume de negócios na comparação com a edição passada”, garantiu.
Além de grandes players do mercado farmacêutico, como EMS, Biolab Genéricos, Eurofarma, Torrent e Prati, indústrias dos setores de cosméticos, perfumaria e suplementos atraíram as atenções no salão de negócios. “A cada ano o Farma Trend nos leva a atingir nossos objetivos comerciais, que são desafiadores”, destacou Nayara Nogueira, vendedora B2B do Grupo Boticário.
O gerente nacional associativista da Nestlé, Paulo Padroeiro, participou pela segunda vez consecutiva da Farma Trend. “O associativismo vem se tornando uma potência no canal farma, profissionalizando cada vez mais o ponto de venda”, elogia. A estreante Danone também aprovou. “O encontro proporciona um ambiente estratégico para negociações e trocas de insights, contribuindo para o crescimento sustentável do setor”, avaliou o gerente de contas Cristiano Nascimento.
Convidados em busca de novas conexões
O Farma Trend contou também com convidados. Um deles foi Carlos Knosel, CEO da Farma Ventures, ecossistema de startups especializadas no mercado farmacêutico – a exemplo da Proffer, focada em precificação inteligente de medicamentos; e da Dinn, que realiza gestão comercial para indústrias e farmácias por meio de um estudo do comportamento. “Aqui está a base que fomenta o setor, o que nos permite realizar conexões efetivas e agregar soluções em prol do desenvolvimento do associativismo”, afirmou.
Palestras
Antes de o salão de negócios ser aberto, na tarde do dia 12 de março, os participantes do Farma Trend assistiram ao Fórum de Negócios. O CEO da Simtax, Jiovanni Coelho, abriu o ciclo de palestras falando sobre os reflexos da reforma tributária, cujo processo de transição começa em 2026 e se estende até 2033.
Para o especialista, apesar de a reforma prever a extinção de impostos como IPI, PIS, Cofins e ICMS, o país se mantém como “campeão de impostos”, uma vez que a nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) resultam em uma tributação de 28% sobre Imposto de Valor Agregado (IVA).
“Neste momento, o dono de farmácia deve entender com detalhes como está a situação atual dele, é o dever de casa ler e estudar sobre o tema. Entender a lucratividade, como funcionam os impostos, garante o devido preparo para as mudanças”, orienta. Ele alerta que, caso não haja entendimento da reforma e planejamento, há riscos de prejuízos que podem levar até ao fechamento de farmácias.
A diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni, elencou as soluções estratégicas oferecidas pela entidade que possibilitam a digitalização das farmácias. A gerente de trade marketing Sara Amaral, por sua vez, destacou a relevância de manter um ambiente acessível, acolhedor e atrativo nas lojas. “Temos que ter sempre o olhar de um cliente que entra pela primeira vez no PDV. É preciso encantar o consumidor, desde a fachada até o interior da farmácia, atendentes bem treinados e gôndolas com precificação”, observou.
O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, prosseguiu o fórum enaltecendo a força do associativismo, responsável por 16,6% do faturamento anual do mercado farmacêutico brasileiro. No entanto, alertou sobre a importância de acompanhar as transformações. “É preciso colocar em prática as novas ferramentas tecnológicas, conhecer os clientes e perceber as mudanças no perfil dos consumidores, hoje com maior número de idosos. A precificação há muito tempo não é o principal fator de concorrência, mas, sim, o investimento em mix maior de produtos, em lojas mais atrativas e vendas online”, advertiu.
O diretor de tecnologia e inovação da Febrafar, Ney Santos encerrou o fórum. Segundo ele, a inovação não nasce de soluções, mas de pessoas. “É preciso investir em captação e aperfeiçoamento de talentos, treinamentos, educação corporativa. Não adianta um software bom, se não tiver alinhado com a capacitação das pessoas. E a mudança vem agora, o futuro provém do erro, não vale ficar esperando a tecnologia do amanhã, é preciso já colocar em prática o que temos hoje”, recomendou.
Origem do Farma Trend
O Farma Trend foi criado por André Luiz Silva, à frente da Droga Rede e que, juntamente com a Drogaria Poupa Minas e a Poupe Brasil, integra a Associação de Farmácias e Drogarias Independentes do Estado de Minas Gerais (Afiminas).
O embrião começou a se desenvolver em 2013, quando, em parceria com uma empresa de eventos, Luiz agrupou redes de farmácias no Sesc de Ouro Preto (MG) para uma feira. O projeto acabou interrompido até que, em 2018 e em parceria com a MG Farma, André Luiz realizou outro encontro. Mas o atual formato consolidou-se de fato em 2019, com a adesão de outras três redes.
Coube à advogada Paula Acirón, especialista em compliance e privacidade de dados, que assessora empresas do setor há 18 anos, a responsabilidade de estruturar o Farma Trend. O engajamento fez com que ela assumisse neste ano a coordenação geral do evento. “É uma satisfação ver a feira crescer e ser pioneira ao congregar o varejo associativista”, pontuou.
O Grupo Mineiro de Redes, que realiza a feira, é composto pelas redes Compre Certo, Droga Rede, Grupo DSG Brasil, Farmelhor, Grupo Farma, Rede Inova, Liga Farma, Mais Brasil, Rede MG Farma, Poupe Brasil, Poupa Minas e Uai Farma.
“Há três anos participamos do Farma Trend. Ajudamos ativamente na organização. É um momento incrível para nós, que somos uma rede que trata de relacionamentos, encontrar os clientes”, avalia Alan Fernandes, CEO da Inova Drogarias, rede de licenciamento de marca com sede em Varginha (MG).
Gerente geral da DSG Brasil, Rodrigo Pereira vai além. Para o empresário, as redes de farmácias de Minas Gerais tornaram-se referências no trabalho em equipe devido à realização do Farma Trend. “Ganham as redes, as indústrias e os associados”, concluiu.
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A coordenadora da Farma Trend, Paula Aciron, e a representante da Maxinutri em Minas Gerais, Renata Rezende
A coordenadora da Farma Trend, Paula Aciron, e o gerente de contas da Danone, Cristiano Nascimento.
A diretora comercial Febrafar, Karen Corridoni - soluções estratégicas possibilitam a digitalização das farmácias
Cimed sorteou prêmios para participantes
Disposição estratégica dos estandes facilitou a circulação dos visitantes
Farma Trend atraiu mais de 2 mil pessoas ao Expominas
Felipe Jardim, gerente regional da Torrent, e Jacqueline Salgado, supervisora de Trade
Felipe Teixeira, gerente regional da Biolab Genéricos, e Pablo Magalhães, gerente de contas
Fórum de Negócios abriu o Farma Trend
Gerente de trade marketing da Febrafar, Sara Amaral, destacou encantamento do consumidor como prioridade
Grandes playeres do mercado farmo participaram do evento
Integrantes do Grupo Mineiro de Redes na abertura da Farma Trend 2025
Lucas Kilesse, da JC Produtos Farmacêuticos, de Ubá (MG), venceu o sorteio de uma motocicleta
Marcelo Brito, diretor comercial da Stockfarma, e a coordenadora da Farma Trend, Paula Aciron
Marcelo Pimenta, supervisor de vendas da Prati-Donaduzzi em MG, Evandro Araújo, diretor comercial do Grupo Farma, e o gerente regional da Prati, Charles Farias
Nayara Nogueira, vendedora B2B do Grupo Boticário, e Júnior Pereira, gerente de vendas da Mais Distribuidora.
O CEO da Farma Ventures, Carlos Knosel, visitou o Farma Trend em busca de conexões e projetos inovadores
O CEO da Rede Inova Drogarias, Alan Fernandes, o presidente da Farma Trend, André Luiz Silva, e o presidente da Abradilan, Juliano Vinhal
O CEO da Simtax, Jiovanni Coelho, abriu o ciclo de palestras falando sobre os reflexos da reforma tributária brasileira
O gerente nacional associativista da Nestlé, Paulo Padroeiro
O gerente regional de associativismo da EMS, Alfredo Novack
O gerente regional de Vendas do GrupoSC, Jean Miotto
O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, enfatizou a força do associativismo
Oportunidades de networking uniram indústria, distribuição e varejo
Tharcio Matos, regional OL de MG e CO da Nivea - setor de HPC em peso no evento
Troféu para expositores - Alan Fernandes, CEO da Rede Inova Drogarias, e o gerente regional da Eurofarma Genéricos, Murilo Evangelista
Varejistas lotaram estandes para fechar novos negócios e conferir in loco o mix das indústrias
A Vitamedic traz ao mercado a linha de paracetamol considerada a mais completa do setor. O medicamento está disponível em versões de comprimidos e líquidas, com diferentes gramaturas e unidades.
Ao todo, são oito itens:
750 mg com 20 comprimidos
750 mg com 200 comprimidos
15 ml/mg
32 ml/mg
60 ml/mg
100 ml/mg
140 ml/mg
200 ml/mg
Linha de paracetamol é indicada para alívio de dores e febres (H2)
O paracetamol é um famoso princípio ativo utilizado no alívio de dores musculares e de dente, febre e problemas na garganta, quando associada à gripe. Também pode ser utilizado no pós-procedimento odontológico e em situações derivadas da osteoartrite.
O medicamento não deve ser usado em caso de hipersensibilidade a seu princípio ativo ou a qualquer outro componente de sua fórmula. Menores de 12 anos não devem utilizar a apresentação em comprimidos revestidos.
Uma análise da consultoria Clarivate apontou os 11 medicamentos mais promissores para o ano de 2025. A seleção inclui lançamentos já disponíveis em apenas alguns países, mas que devem expandir suas respectivas abrangências nos próximos meses. As informações são do portal Contract Pharma.
A relação foi feita com base em dados provenientes de entrevistas com mais de 160 especialistas, que avaliaram remédios posicionados para atingir o status de líderes de vendas até 2030 ou melhorar drasticamente seus efeitos nos pacientes em escala global.
Confira a lista com os medicamentos de destaque para esse ano
Awiqli (LAI 287; insulina icodec)
Farmacêutica: Novo Nordisk Indicação: Diabetes tipo 1 e 2 Disponível em: Dinamarca, Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Japão e Brasil
A insulina de aplicação subcutânea apresenta-se como uma grande vantagem para os diabéticos por seu uso semanal, que reduz as complicações diárias do tratamento tradicional. Como noticiado pelo Panorama Farmacêutico, a Icodec recebeu autorização da Anvisa para ser comercializada em território nacional no início do mês, mas seu preço ainda precisa ser definido pela CMED
CagriSema (cagrilintida + semaglutida)
Farmacêutica: Novo Nordisk Indicação: Obesidade e diabetes do tipo 2 Disponível em: Dinamarca e Estados Unidos
Em processo de aprovação, o CagriSema busca se tornar o primeiro medicamento a combinar os receptadores GLP-1 e os benefícios da amilina, prometendo superar os resultados apresentados pelos fármacos de referência no mercado de emagrecimento
Cobenfy (KarXT; xanomelina-trospium)
Farmacêutica: Bristol Myers Squibb Indicação: Esquizofrenia e psicose relacionada ao Alzheimer Disponível em: Estados Unidos
O Cobenfy foi o primeiro medicamento a apresentar um mecanismo novo para o tratamento da esquizofrenia em 30 anos
Ebglyss (lebrikizumabe)
Farmacêuticas: Eli Lilly e Almirall Indicação: Dermatite atópica Disponível em: Espanha e Estados Unidos
Posicionado para se tornar o líder em vendas no segmento, o Ebglyss anima o mercado por assegurar um tratamento mais customizado para pacientes com dermatite atópica. Dados colhidos pela empresa apontam para a eficiência do produto na inibição da citocina IL-13
Aprovado na terceira fase de testes clínicos para o tratamento dos dois tipos de hemofilia, o Fitusiran reduz o nível de antitrombina no organismo, promovendo a produção da trombina e um rebalanceamento da hemostasia
GSK-3536819 (MenABCWY)
Farmacêutica: GSK Indicação: Doença meningocócica Disponível em: Reino Unido
A candidata à vacina da GSK pode chegar ao mercado com uma fórmula 5 em 1, possibilitando o combate a cinco grupos de meningite (A, B, C, W, e Y), responsáveis pela maioria dos casos registrados ao redor do mundo
IMDELLTRA (tarlatamabe-dlle)
Farmacêutica: Amgen Indicação: Câncer de pulmão de pequenas células Disponível em: Estados Unidos
Desenvolvido para o tratamento do câncer de pulmão de pequenas células no estado extensivo, é o primeiro medicamento da categoria. Seu efeito permite que as células T ataquem o tumor
mRESVIA (mRNA-1345)
Farmacêutica: Moderna Indicação: Vírus Sincicial Respiratório (RSV) Disponível em: Estados Unidos
O mRESVIA foi aprovado pela FDA em maio de 2024, tornando-se uma das opções de vacina para o RSV disponíveis para idosos. O lançamento do fármaco representou um importante fator para o combate à doença entre usuários do sistema de saúde norte-americano
SEL-212
Farmacêuticas: Sobi e Cartesian Theurapeutics Indicação: Gota Disponível em: Reino Unido e Estados Unidos
Com tratamento mensal, o Sel-212 combina a uricase peguilhada com a ImmTOR, tecnologia desenvolvida para inibir a formação de anticorpos antidrogas (ADAs)
Vepdegestrant (ARV-471)
Farmacêuticas: Arvinas e Pfizer Indicação: Câncer de mama Disponível em: Estados Unidos
Candidato a ser o primeiro degradador de proteína Protac (PROteolysis Targeting Chimera) e desenvolvido para atingir o receptor de estrogênio do paciente, o fármaco é fruto de uma colaboração mundial entre as companhias
Zanzalintinib (XL092)
Farmacêutica: Exelixis Indicação: Câncer colorretal, carcinoma de células renais e carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço Disponível em: Dinamarca e Estados Unidos
O Zanzalintinib está na terceira fase de testes clínicos e é considerado pela Exelixis como um inibidor oral de tirosina quinase da próxima geração. Seu principal foco é o tratamento de carcinoma de células renais não claras (nccRCC), câncer de colorretal (CRC) e carcinoma de célula escamosa de cabeça e pescoço (SCCHN).
Medicamentos como semaglutida e tirzepatida podem transformar o tratamento da doença, diz empresa de dados e análises | Foto: Freepik
Segundo o mais recente relatório da GlobalData sobre o mercado de diabetes tipo 1, as terapias destinadas ao controle da doença podem apresentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13,3% nos próximos oito anos. E a explicação para esse movimento seria a diversificação de medicamentos.
Com a chegada de opções farmacológicas não insulínicas para a administração da doença, a expectativa da empresa de dados e análises é que o mercado avance dos US$ 2,2 bilhões (R$ 12,8 bilhões) registrados em 2023 para US$ 9,9 bilhões (R$ 57,6 bilhões) em 2033. Os motores desse crescimento seriam blockbusters como a semaglutida, princípio ativo do Ozempic e do Wegovy, da Novo Nordisk; e a tirzepatida, presente no Mounjaro e no Zepbound, da Eli Lilly.
Mercado de diabetes tipo 1 tem tipo 2 como impulso
O mercado de diabetes tipo 1 ganha impulso graças ao tipo 2 da doença, para o qual a semaglutida e a tirzepatida vêm se mostrando eficientes. Mas outra explicação reside no uso off-label desses princípios ativos. Um estudo recém-veiculado pela publicação Diabetes Technology & Therapeutics atestou reduções significativas nos níveis de HbA1c e do peso corporal entre adultos que vivem com essa condição.
“Essas descobertas sugerem uma nova abordagem terapêutica potencial para melhorar o controle glicêmico e tratar a obesidade em DT1, uma área com poucos avanços farmacológicos além da terapia com a insulina”, afirma o analista farmacêutico Sulayman Patel.
Líderes de opinião destacam necessidade de diversificação
Para líderes de opinião consultados pela GlobalData, é necessário que opções complementares à insulina surjam para os pacientes com diabetes tipo 1. Apenas 20% a 30% das pessoas atingem suas metas glicêmicas, ressaltando a necessidade urgente de terapias adjuvantes eficazes.
Por falar em diversificação, esse pode ser um nicho interessante para as farmacêuticas que desejam ingressar no mercado de GLP-1. “Com o crescente interesse em terapias auxiliares, as empresas farmacêuticas podem buscar ensaios clínicos formais para garantir a aprovação regulatória para esses agentes em DT1”, afirma Patel.
Mercado de obesidade e diabetes movimentará montante ainda maior
Os medicamentos saltaram de € 4,5 bilhões (R$ 28,6 bilhões) em 2021 para € 21,2 bilhões (R$ 134,9 bilhões) em 2023. E, com um crescimento de 92%, a expectativa é que o Ozempic seja o segundo medicamento mais vendido globalmente em 2024, com € 17 bilhões (R$ 108,1 bilhões) em receita, ficando atrás apenas do Keytruda, remédio oncológico da MSD. As farmacêuticas dinamarquesa e norte-americana, que comandam o mercado, devem ver suas receitas avançarem 24% e 33%, respectivamente.
O departamento de marketing da Reckitt passa a ser dirigido por Lucia Albuquerque. Com 10 anos de carreira na multinacional do ramo de saúde, nutrição e higiene, a executiva assume o posto após um ano exercendo a mesma posição na filial sul-africana da empresa.
Formada em administração pela ESPM, acumulou experiências na área de marketing durante passagens por empresas como Hershey’s e Nestlé.
Iniciativa é fruto de parceria com a RD Saúde – Foto: Canva
A RD Saúde e a Porto fecharam um acordo que prevê a disponibilização de medicamentos para novos usuários de planos empresariais do segmento PME (com até 99 usuários). O serviço cobre até R$ 3 mil em medicamentos genéricos com prescrição médica. As informações são do Valor Econômico.
Há uma coparticipação de 15% sobre o valor do remédio, que é paga diretamente na farmácia. O cliente pode usar o valor total em diferentes compras ao longo de um ano, ou de uma só vez nas lojas físicas da rede de farmácias.
Serviço foi inspirado nos EUA
“O Proteção Medicamentos é um caminho que encontramos para contribuir com o sistema de saúde. Acreditamos ser um valor interessante para cobrir as necessidades e colocamos algumas travas como exigência de prescrição para não haver abusos”, afirma Sami Foguel, presidente da Porto Saúde.
O sistema é inspirado em serviços praticados nos Estados Unidos e foi trazido para o Brasil como forma de aliviar a carga do sistema público de saúde e auxiliar pacientes que não possuem condição financeira para finalizar tratamentos médicos.
Para Bruno Pipponzi, vice-presidente de saúde da RD, o objetivo é que a rede seja reconhecida cada vez mais no segmento de saúde.
Atualmente, projeto se encontra sob análise da Comissão de Assuntos Sociais / Foto: Freepik
A venda de medicamentos em supermercados volta a ser pauta. Isso porque um grupo de senadores tem pressionado para que o presidente da casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), dê seguimento ao projeto. As informações são do Poder 360.
Líderes do Senado se reuniram com o político para fazer o pedido, mas, por hora, ainda não há nenhuma definição sobre quando o tema será debatido. Atualmente, o projeto – que é de autoria de Efraim Filho (União Brasil-PB) – está em análise na Comissão de Assuntos Sociais.
No fim do ano passado, o colegiado deu aval para o requerimento de uma audiência pública sobre o tema. Apesar da aprovação, ainda não há uma data para a audiência.
Medicamentos em supermercados dividem o Senado
De um lado, senadores pressionam Alcolumbre para pautar o projeto que liberaria a venda de medicamentos em mercados. Do outro, líderes mostram que não há consenso na casa sobre o tema.
“Uma boa parte dos senadores é contra”, afirma o líder do PSD, Omar Aziz (AM). Já Randolfe Rodrigues, (PT-AP), líder do governo no Congresso, afirma que a pauta não deve ganhar urgência pois o Planalto ainda não definiu sua posição sobre o tema.
A proposta em questão prevê que supermercados que desejarem vender remédios isentos de prescrição precisarão contar com um farmacêutico responsável técnico. A diferença para às farmácias é que esse atendimento poderia ser realizado de forma virtual.
Setor desaprova projeto
O mercado farmacêutico já manifestou seu descontentamento com o projeto. A Abrafarma emitiu uma declaração de repúdio a essa iniciativa, reforçando também o impacto econômico para as farmácias.
Outras entidades e conselhos, como Sincofarma/SP, ABCFARMA, CFF e Fenafar também se manifestaram contra a proposta.
Atendendo a pedidos de consumidores, a Cimed fechou uma parceria com a rede Oakberry para lançar o Carmed Açaí. A ideia do produto surgiu de uma ação na qual os usuários cadastravam a nota fiscal do produto no site e concorriam uma série de prêmios.
Um deles era uma experiência para conhecer a farmacêutica e ajudar a criar um novo aroma para o hidratante labial. A vencedora da promoção participou diretamente do processo criativo da novidade, resultando na escolha do aroma açaí, que tem forte conexão com o público brasileiro.
O produto chega às farmácias em fevereiro e promete conquistar novamente o coração dos “Carmed Lovers”, oferecendo uma experiência sensorial com frescor e autenticidade ao unir o aroma irresistível do açaí com uma coloração roxa leve e charmosa.
Carmed Açaí entra para os itens colecionáveis da marca
Esse lançamento promete movimentar o mercado farmacêutico, seguindo o sucesso de parcerias anteriores, como as realizadas com Fini, Barbie, Hello Kitty e Bauducco, que posicionaram a Carmed muito além de uma marca de hidratante labial, mas também como um item colecionável.
“A escolha do aroma foi estratégica, pois o açaí liderava como o mais pedido pelos fãs da marca. Essa decisão reflete a essência de Carmed, que sempre prioriza ouvir e valorizar as opiniões de seus consumidores, transformando demandas em realidade e entregando produtos que conectam ainda mais com seu público”, afirma Karla Felmanas, vice-presidente da Cimed.
O lançamento chega em um momento de forte crescimento da linha Carmed, que registrou um sell-in de R$ 404,5 milhões em 2024, representando um crescimento de 18,6% em relação a 2023.
A família Periotrat, linha de enxaguatórios bucais antissépticos da Hertz, passou a contar com mais duas apresentações: o Periotrat Clorixidina 0,06% e o Periotrat Clorixidina 0,12%. Ambos estão disponíveis em versão econômica de 550 ml, com o sabor menta sem álcool.
O primeiro é recomendado para uso diário por tempo limitado de seis meses. Sua fórmula é eficaz no combate aos germes causadores da gengivite, placa bacteriana e mau hálito, protegendo a boca o dia inteiro.
A segunda novidade amplia a volumetria do produto já conhecido. Com um período de uso menor, por até duas semanas, sua indicação é para casos de cuidado intensivo, prevenindo infecções após procedimentos odontológicos, como pequenas cirurgias e extrações. Ele também ajuda no controle da gengivite.
Família Periotrat conta agora com cinco itens
Indicada para eliminar microrganismos que podem colocar em risco a saúde bucal, a linha Periotrat conta também com outras três apresentações que já faziam parte do portfólio. São elas:
DentalFresh Periotrat Menta 250 ml
DentalFresh Periotrat Sem Álcool 250 ml
DentalFresh Periotrat Menta Forte Sem Álcool 250 ml
M.S.: 25351.413423/2024-12 (Periotrat Clorixidina 0,06%) e 25351.575993/2012-19 (Periotrat® Clorixidina 0,12%)