O Panorama Farmacêutico termina o ano com mais uma conquista ao se tornar uma startup graduada pelo InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração de projetos inovadores da América Latina.
O programa faz parte do hub InovAtiva, uma política pública que nasceu em 2013 como uma iniciativa do Ministério da Economia. Em 2016, o Sebrae passou a ser correalizador. Ao todo, o hub InovAtiva já propiciou a aceleração de mais de 3,5 mil negócios, a partir de capacitações e mentorias gratuitas. Também permite estabelecer conexões com potenciais investidores e sinergia entre as próprias startups.
São dois ciclos de aceleração por ano, com duração de quatro meses cada e até 420 empresas selecionadas por semestre. Junto com o InovAtiva Brasil, o hub inclui também o InovAtiva de Impacto, voltado a empresas com inovações disruptivas na esfera socioambiental.
“Acelerar negócios inovadores significa difundir conhecimento e conexões do ecossistema para que essas empresas possam crescer com apoio de profissionais experientes no mercado. O Panorama Farmacêutico compartilha essa missão, com uma proposta de valor que estimula novas conexões de negócios e o empreendedorismo nesse mercado”, diz André Pereira, coordenador do InovAtiva.
Startup reforça posicionamento como hub de informação
A última etapa do InovAtiva Brasil consistiu em uma imersão entre os dias 3 e 5 de dezembro na Escola de Negócios do Sebrae, na capital paulista, durante o InovAtiva Experience. Na ocasião, o Panorama Farmacêutico pôde apresentar seu modelo de atuação e visão de futuro para uma banca de potenciais investidores.
“Estamos construindo um posicionamento como principal hub de informação para o canal farmacêutico. Por meio dos nossos conteúdos, estimulamos conexões diretas da indústria farmacêutica e de bens de consumo com a linha de frente das farmácias brasileiras, além de atrair fornecedores e startups de outros segmentos para o setor”, ressalta o publisher Paulo Piratininga.
Panorama Farmacêutico já integra outro ecossistema
O apoio do Sebrae soma-se agora ao da Farma Ventures, que em agosto deste ano oficializou a entrada do Panorama Farmacêutico ao seu ecossistema de startups. Integrante do grupo FCJ, a venture builder nasceu em 2020 a partir de uma iniciativa que congregou as redes Drogal e Indiana.
Pelo acordo, a Farma Ventures passou a ser sócia do portal e assegurar apoio intelectual, estratégico e de networking. A parceria potencializa o acesso do portal a players do mercado farmacêutico e a fundos de investimentos, a partir de melhorias nos processos administrativo-financeiros, comerciais e de marketing.
Evolução em números
O portal teve início em 2017 com a proposta de aglutinar, em um só canal, todos os segmentos que integram a cadeia farmacêutica. Desde então, publicou mais de 56 mil notícias e reportagens especiais, além de veicular vídeos e manter seções dedicadas a licitações para o segmento, vagas de emprego e vaivém de executivos, entre outras. Registra 1,7 milhões de acessos mensais, cerca de 144 mil assinantes de uma newsletter diária e mais de 100 mil seguidores nas mídias sociais.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico