Uma parceria entre FarmaBrasil e Fiocruz foi firmada na última terça-feira, dia 26. O protocolo assinado entre o grupo, que reúne 12 farmacêuticas nacionais, e a fundação prevê o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e a ampliação do acesso da população a novas tecnologias.
“São duas grandes potências brasileiras, uma instituição centenária como a Fiocruz e as novas indústrias farmacêuticas brasileiras construindo essa via de desenvolvimento, de garantia de acesso da população a medicamentos de qualidade, inovadores, para que a gente possa cumprir as políticas que foram definidas pelo governo”, comemora o presidente-executivo Reginaldo Arcuri. “Espero que a gente avance a colaboração público privada e faça disso a base de um crescimento decisivo do Complexo Industrial da Saúde”, completa.
Parceria entre FarmaBrasil e Fiocruz não é primeira sinergia
O trabalho conjunto entre o Grupo FarmaBrasil e a Fiocruz é resultado de uma sinergia mais antiga da entidade com o poder público. No começo do ano, ela manifestou seu apoio oficial à Nova Política Industrial, plano lançado pelo governo federal que previa R$ 300 bilhões em financiamentos para a indústria.
Para a entidade, a iniciativa contribuiria para fortalecer a produção local de medicamentos. Na visão do Grupo FarmaBrasil, a pandemia escancarou a importância de fortalecer a indústria farmacêutica de maneira a garantir a oferta de remédios seguros e de qualidade.