A Polydrogas, distribuidora especializada em correlatos, produtos de higiene e beleza e itens localizados no check-out das farmácias, acaba de anunciar um reposicionamento de marca e passa a atuar como PolyBem. O anúncio ocorreu na última sexta-feira, dia 17, durante a convenção anual da empresa, que reuniu mais de 200 pessoas – entre colaboradores, equipe de vendas, coordenadores, supervisores, representantes de 18 indústrias e convidados.
Foram investidos R$ 600 mil no projeto de rebranding, que incluiu a mudança da marca, renovação de visão, posicionamento e identidade visual da empresa, novos uniformes, embalagens, adesivação da frota, brindes e comunicação. A ação também contempla a instalação de um painel de LED de 27 metros quadrados na beira da Rodovia Washington Luiz, em frente à sede da companhia em São José do Rio Preto (SP), onde a empresa vem divulgando esse projeto e dando visibilidade à rede de fornecedores parceiros do programa Polyconecta.
O projeto de reestruturação do nome teve início em 2023 e passou por uma série de pesquisas com clientes, representantes comerciais, executivos da indústria e colaboradores internos. “Realizamos um estudo aprofundado com dados de mercado para dar início ao rebranding. Não foi algo que surgiu do momento, mas de uma necessidade de adequar nossa marca ao sortimento atual”, explica o diretor de processos Guilherme Costa Miqueletti. Com essa estratégia, a empresa prevê crescer 25% em volume de negócios neste ano, com foco no pequeno e médio varejo farmacêutico.
Polydrogas quer desvincular o nome da venda de medicamentos
Segundo o executivo, com mais de 30 anos de mercado, o nome Polydrogas estava muito atrelado à distribuição de similares e genéricos. Esses medicamentos já fizeram parte do sortimento da empresa, mas com o passar do tempo foram substituídos por outras categorias. “A marca, às vezes, tornava-se um fator de dificuldade para as equipes conquistarem novos clientes. Isso porque, na visão da varejista, era mais uma distribuidora de medicamentos batendo à sua porta”, ressalta.
PolyBem atende 92% dos municípios paulistas
A PolyBem atende 596 cidades paulistas de um total de 645, o que corresponde a 92% de capilaridade e cerca de 7.300 CNPJs, entre farmácias independentes e associativistas. “A meta é fechar o ano com 10 mil clientes, a partir do aumento da nossa equipe comercial e de vendas”, afirma Miqueletti.
Em 2024, a companhia inaugurou sua nova sede, com área de 6 mil metros quadrados. Só a unidade de estocagem ocupa 4,2 mil metros quadrados, o que fez a empresa se tornar a distribuidora especializada em correlatos com a maior estrutura no estado de São Paulo. A ampliação permitiu o aumento de SKUs no segmento de bomboniere e produtos localizados no check-out.
Com a nova marca, a distribuidora passa a adotar um posicionamento diferente no atendimento ao cliente, atuando como um agente de suporte para tornar o pequeno varejo mais eficiente e competitivo. “Nossos representantes passarão a agir como consultores para a farmácia, munindo os gestores com estudos de mercado sobre o mix mais adequado para a região onde atua, por exemplo. A equipe de marketing também fornecerá campanhas específicas ao longo do ano, com foco em datas comemorativas”, finaliza o diretor comercial Murilo Costa Miqueletti.