Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Porto Seco quer ser hub logístico líder no canal farma

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Porto Seco quer ser hub logístico líder no canal farma

Com a meta de ser o principal hub logístico do canal farma brasileiro, a Porto Seco Sul de Minas está em um vigoroso projeto de expansão estrutural, na contramão do atual cenário do mercado de galpões.

O grupo com know-how de 50 anos, estrutura de ponta e localização estratégica em Varginha, no Sul de Minas, já atraiu dezenas de empresas do setor, devem movimentar mais de R$ 15 bilhões no local em 2024.

O complexo, que já disponibilizava uma área de 120 mil m², inaugurou neste mês um novo galpão logístico de 84 mil m². O espaço tem como foco a indústria farmacêutica e de higiene e beleza, fornecedores de matéria-prima, além de distribuidoras de medicamentos. Além disso, o condomínio conta com o diferencial de ter um recinto alfandegado, proporcionando um ecossistema completo para o canal farma.

A primeira fase do empreendimento de 120 mil m² foi concluída em 2017, ano em que a Eurofarma e a Momenta se tornaram as primeiras indústrias farmacêuticas a se fixarem no local. A partir de então, instalaram-se no condomínio laboratórios como Libbs, Cellera e Arese, além do Grupo Boticário e das distribuidoras Panpharma e SantaCruz.

Breno
Breno Paiva, diretor do hub logístico

“Nossa área total construída chega a 200 mil m². Temos pleno potencial de crescimento, especialmente junto a um mercado que avança à taxa de dois dígitos”, ressalta o diretor Breno Paiva.

Sob administração da Armazéns Gerais Agrícola Ltda., a Porto Seco Sul de Minas foi a primeira estação aduaneira do interior a entrar em funcionamento no Brasil. Acumula cinco décadas de experiência na prestação de serviços de armazenagem e movimentação de cargas gerais e há mais de 30 anos atua como terminal alfandegado. O grupo atua ainda como operador logístico e está instalado em um condomínio industrial e logístico desde 2009, ao lado do Aeroporto de Varginha.

Porto Seco tornou-se um vetor de desenvolvimento de Varginha
Porto Seco tornou-se um vetor de desenvolvimento de Varginha

Hub logístico tem localização como trunfo

O hub logístico, baseado na BR 491 e próximo à Rodovia Fernão Dias, enxerga Varginha como trunfo para atrair o setor farmacêutico. O município vive um momento pujante na atração de investimentos privados, tendo recebido pelo menos 20 empresas de médio e grande porte nos últimos dois anos. “E Porto Seco se credenciou como vetor de desenvolvimento da região”, enfatiza Paiva.

A um raio de 400 km da cidade está concentrado 65% do PIB nacional. O sul de Minas está equidistante dos mais relevantes polos produtivos e de consumo do país, abrangendo centros como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba. Garante fácil deslocamento aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, além dos portos de Santos, Rio de Janeiro e Sepetiba.

“A facilidade de acesso à mão de obra é outro diferencial, não só pela população de 800 mil habitantes no eixo de 60 km onde estamos instalados. Varginha também conta com instituições de excelência no ensino superior e técnico, com especializações direcionadas para o mercado de trabalho”, complementa o executivo.

Porto Seco tem certificação da Anvisa e Receita Federal

O terminal alfandegado do hub logístico tem um espaço coberto de armazenagem de 44 mil m², que se soma a 45 mil m² de pátio para movimentação de cargas e depósito de contêineres. Porto Seco dispõe de armazéns climatizados para acondicionamento das mercadorias.

O recinto detém certificação da Anvisa para atuar com medicamentos, inclusive controlados, insumos farmacêuticos, correlatos, cosméticos e suplementos alimentares. Desde 2019 é certificado pela Receita Federal como Operador Econômico Autorizado (OEA). A empresa tem ainda os selos ISO 9001:2015, que afere a padronização e o monitoramento dos processos; e a ISO 45001:2018, relativa à gestão de saúde e segurança no ambiente profissional.

O condomínio mantém cerca de 1.500 colaboradores dedicados para atendimento às operações das empresas instaladas. “Até o fim do ano esse contingente deve aumentar para 2 mil profissionais, o que ajudará a absorver a expansão estrutural e o aumento da demanda”, reforça Paiva.

As farmacêuticas e distribuidoras interessadas em se instalar em Varginha podem consultar a Porto Seco pelo telefone 35/3219-1215 ou pelo e-mail comercial@portosecosuldeminas.com.br.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress