O preço e a demanda por máscaras de proteção contra a Covid-19 têm caído, reflexo da flexibilização da obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção. As informações são da Folha de S. Paulo.
Veja também: Pague Menos amplia vendas da indústria com equipes exclusivas e tecnologia
Nos últimos três meses, o número de máscaras vendidas pelas farmácias da rede RaiaDrogasil diminuiu 40%. Também segundo a varejista, o preço acompanhou a tendência, ficando 15% mais baixo. Para a RD, os próximos meses manterão a tendência de retração.
Siga nosso Instagram
Outra rede a sentir a diminuição foi a Panvel. Com queda menos acelerada, as farmácias viram as vendas do produto caírem 5% no último trimestre, se comparado com os três meses anteriores.
Mas esse não é um movimento uniforme. Segundo a varejista, as máscaras de tecido (reutilizáveis) tiveram uma queda de 13% na procura, enquanto a venda das descartáveis segue aquecida e com projeção de crescimento entre 5% e 10% no próximo bimestre.
Trabalhando com 80% menos fornecedores de máscaras em 2021, a rede de farmácias do Grupo Dimed também apresentou queda nos preços das versões cirúrgicas (25% mais barato) e também nas PFF2/KN95 (15% mais barato).
Entidade também relata queda na procura de máscaras
A Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho), que engloba a fabricação das máscaras PFF2, também tem dados que reforçam a queda.
Segundo a entidade, a demanda pelo produto já caiu cerca de 20%, em comparação com o pico de 2020. Em outubro deste ano, 86 empresas atuam na fabricação ou importação do produto, grande crescimento se comparado com fevereiro de 2020, quando reunia apenas 28 companhias.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!