Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ex-Anvisa é o novo presidente executivo da Interfarma

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

presidente executivo da Interfarma

O novo presidente executivo da Interfarma está definido. Renato Porto assumiu o cargo oficialmente na última segunda-feira, dia 23 de maio.

O executivo é ex-diretor da Anvisa e sucede Eduardo Calderari, que ocupava interinamente a presidência desde outubro do ano passado, quando Elizabeth de Carvalhaes deixou a função.

Ele ingressou na agência em 2005 e, durante oito anos, exerceu posições técnicas e gerenciais. Foi assessor técnico da diretoria colegiada, assessor jurídico da Gerência Geral de Medicamentos e coordenador da Coordenação de Instrução e Análise de Recursos da Gerência Geral de Medicamentos.

Novo presidente executivo da Interfarma já militou no público e privado

Em 2013 tomou posse como diretor da Anvisa, atuando nas diretorias de Regulação Sanitária e de Autorização e Registros Sanitários.

Advogado de formação e especializado em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz, Porto tem pós-graduação no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o que o credencia a atuar em conselhos de administração. Em julho de 2020, decidiu investir na atuação na iniciativa privada e tornou-se diretor de relações institucionais da Abrafarma.

Segundo nota da Interfarma, “sua contratação atende o compromisso da entidade e suas associadas de melhorar o acesso dos brasileiros à saúde e tecnologia, por meio de medicamentos e tratamentos inovadores”.

A associação também reiterou o agradecimento aos serviços prestados por Eduardo Calderari ao longo desse período. “O seu legado enquanto esteve à frente da presidência da Associação ficou marcado. Calderari atuou junto ao setor em busca de maior diálogo entre a indústria, o governo e a sociedade, especialmente em assuntos oncológicos, vacinas e aqueles relacionados ao uso de limiares de custo-efetividade”. Ele continuará à frente da vice-presidência executiva.

Interfarma busca acelerar agenda de inovação

A entidade vem trabalhando para acelerar sua agenda de inovação em prol da indústria farmacêutica. No fim do ano passado, a Interfarma apresentou um conjunto de propostas para aprimorar o ambiente legal, regulatório e operacional, entregues aos candidatos à Presidência da República, governos estaduais, Senado e Câmara dos Deputados.

A agenda contém três pilares, sendo o primeiro voltado à inovação, com ideias para fortalecer o complexo industrial da saúde, estimular mais pesquisa clínicas, assegurar a proteção de dados do dossiê de testes e modernizar o sistema de propriedade intelectual.

O segundo pilar tem a tecnologia como mote e inclui financiamento e sustentabilidade dos sistemas público e privado de saúde no Brasil, a melhoria dos processos de incorporação e dispensação de tecnologias no SUS, novos modelos de financiamento à saúde, programas especializados, acesso a vacinas, melhores condições tributárias e precificação dos medicamentos.

Por fim, a Interfarma propõe o aperfeiçoamento do ambiente de políticas públicas em saúde, com foco no fortalecimento dos espaços de participação social e das agências reguladoras, melhoria da governança e digitalização da saúde.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress