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Farmacêuticas acirram luta por liderança em vendas

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Farmacêuticas acirram luta por liderança em vendas
Créditos: Canva

Fica cada vez mais acirrada a luta pela liderança entre três farmacêuticas brasileiras. Mesmo sustentando a primeira colocação em vendas para o varejo, o Grupo NC, controlador da EMS, vê outras duas companhias mais próximas no ranking.

Os indicadores da IQVIA apontam ainda uma expressiva concentração de mercado. As dez maiores indústrias do setor movimentaram R$ 77,9 bilhões nas farmácias brasileiras, o equivalente a 42% do faturamento geral de R$ 184,2 bilhões.

Enquanto o Grupo NC cresceu 14,5% em comparação com 2021, Hypera Pharma e Eurofarma registraram avanços maiores – 19,9% e 20,1%, respectivamente. As três farmacêuticas somam dois dígitos de receita com o volume de negócios no varejo farmacêutico.

As farmacêuticas top 10 em vendas para farmácias (em R$ bilhões)

Genéricos sustentam liderança da EMS

Complexo EMS Hortolandia
Genéricos respondem por quase 50% das vendas do Grupo NC/EMS. Créditos: Divulgação

A liderança da EMS e do Grupo NC tem os medicamentos genéricos como principal pilar, correspondendo a 49,6% das vendas. Essa divisão comercializou 238 milhões de unidades de medicamentos no ano passado, alcançando 17% de market share na categoria.

A rivaroxabana, primeiro genérico da molécula disponível no Brasil e lançado em 2021, foi determinante para o crescimento. O anticoagulante encabeça a lista dos medicamentos mais prescritos por cardiologistas. “Além da cardiologia, também estamos focados em fortalecer as linhas de sistema nervoso central e saúde feminina. Só no fim de 2022 tivemos 14 lançamentos”, ressalta Cauê Nascimento, head da unidade de genéricos. A EMS conta, atualmente, com cerca de 374 apresentações de produtos.

Lançamentos aceleram expansão da Hypera Pharma

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Hypera Pharma teve mais de 100 lançamentos no ano. Créditos: Divulgação

Embora os MIPs ainda representem uma fatia majoritária do volume da Hypera Pharma – 41,8% –, a companhia vem trilhando a aposta na diversidade do portfólio. Os mais de 100 lançamentos aceleraram a evolução em 2022 e o pipeline de inovação reúne 90 produtos voltados à cardiologia e ao sistema nervoso central.

O mercado de prescrição e especialidades vem sendo o motor do incremento da Hypera Pharma. “Somos a quarta maior do país nesse segmento, sendo que há três anos sequer ocupávamos o top 10”, observa o CEO Breno Oliveira. Entre as marcas que mais puxaram esse incremento estão Alivium, Dramin e Rinosoro.

Eurofarma investe em especialidades

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Investimentos em P&D puxam resultados. Créditos: Divulgação

Dona do maior aumento percentual da indústria farmacêutica em 2022, a Eurofarma investe suas fichas em categorias como a de medicamentos biossimilares, com foco na oncologia.

O desempenho do ano passado foi impulsionado pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que somaram R$ 363 milhões em 2021, o equivalente a 5,1% da receita líquida. “Já temos 26 pedidos de patentes oficializados, incluindo três moléculas inovadoras”, acrescenta o presidente Maurizio Billi.

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