Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quais os tipos de câncer de pele?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

câncer de pele

O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a cada ano surgem cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Tipos de câncer de pele

Carcinoma basocelular (BCC) – É o tipo mais comum de câncer de pele. Ocorre principalmente em locais do corpo mais expostos à luz solar, como o rosto, o dorso das mãos, ombros e nuca.

O BCC geralmente apresenta aspecto de crosta, eritema ou escamação na pele. O tratamento mais comum é a cirurgia, que consiste na remoção completa do tumor. No entanto, para casos mais avançados, alguns tratamentos alternativos, como a radioterapia ou o uso de medicamentos específicos, também são indicados.

Carcinoma espinocelular (SCC) – Trata-se de outro tipo de câncer de pele relativamente comum. Ocorre principalmente em áreas muito expostas ao sol, como as bochechas, orelhas, bordas dos lábios ou pescoço. Geralmente apresenta aspecto de crostas, úlceras ou placas vermelhas na pele.

Assim como o BCC, o SCC também costuma ser tratado com cirurgia. Porém, em casos mais avançados, a radioterapia ou o uso de medicamentos específicos se tornam necessários para obter um bom resultado.

Melanoma – O melanoma é o tipo mais perigoso de câncer de pele. Ele geralmente apresenta coloração escura na pele que pode variar entre preto, marrom ou até mesmo vermelho. Geralmente ocorre em áreas expostas à luz solar, como o rosto, ombros, costas, braços ou pernas.

O tratamento é mais complexo que dos outros tipos de câncer de pele, pois ele geralmente afeta órgãos internos. Por isso, além de cirurgia, radioterapia e quimioterapia também costumam ser necessários. Em algumas situações, é possível até mesmo usar terapia biológica para controlar o crescimento da doença.

Outros tipos de câncer de pele

Além dos carcinomas basocelular e espinocelular e do melanoma, existem também outros tipos de câncer de pele menos comuns. Estes incluem câncer de células escamosas, linfoma de células T, linfoma de células B, sarcoma de tecido mole e linfossarcoma. Estes tipos de câncer de pele podem apresentar sintomas diferentes e exigir tratamentos distintos.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress