Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quais são os benefícios da cannabis contra dor crônica?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Quais são os benefícios da cannabis contra dor crônica?

O uso da cannabis contra dor crônica vem trazendo resultados promissores no combate a essa condição debilitante, que deteriora em grande medida a qualidade de vida dos pacientes. Mas o que os farmacêuticos precisam saber para dispensar corretamente esse gênero de produtos e atender com mais eficiência os pacientes que buscam orientações clínicas nas drogarias?

O canabidiol, um dos principais componentes da cannabis, contém propriedades analgésicas e antiinflamatórias que ajudam no alívio de sintomas associados a diferentes tipos de dores crônicas. Outra substância da planta, o THC, tem ação analgésica e contribui para o controle da dor.

Cannabis contra dor crônica melhora até quadro emocional

A cannabis contra dor crônica pode ser especialmente útil para quem convive com a fibromialgia. Além de reduzir a intensidade da dor, a cannabis e melhora a qualidade do sono. Os benefícios estendem-se ainda ao estado emocional da pessoa afetada, cujos distúrbios dessa natureza estão diretamente associados à fibromialgia.

Pacientes em tratamento oncológico formam outro grupo que pode se beneficiar da planta. As dores intensas, devido à doença em si ou aos efeitos colaterais do tratamento, tendem a ser minimizados como uso da cannabis. Da mesma forma, a neuropatia periférica, que causa danos aos nervos periféricos e dor crônica, é passível de ser tratada com fórmulas à base de componentes da planta.

A pesquisa sobre o uso terapêutico da planta tem avançado rapidamente nos últimos anos, com resultados iniciais animadores. No entanto, é preciso critério e cuidado antes de se optar por esta alternativa de tratamento. A orientação de um profissional de saúde especializado é imprescindível já que cada paciente reage de maneira diferente ao tratamento.

Atletas usam cannabis medicinal para controle de ansiedade e dor

Entre os atletas, o uso da cannabis medicinal tem se disseminado. Um bom exemplo é o do tenista Bruno Soares, que faz uso de medicamentos derivados da cannabis desde 2017. Segundo ele, a modalidade de esporte que pratica é fonte de muita dor, além da pressão por resultado, ansiedade e dificuldade para dormir.

Com as farmácias cada vez mais demandadas por consumidores de suplementos alimentares, que realizam atividades físicas e esportivas cotidianamente, uma boa orientação sobre a aplicação da cannabis pode assegurar um atendimento clínico mais customizado.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!