Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quando a dor no joelho se torna um obstáculo na rotina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

dor no joelhoA dor no joelho é um desgaste nas articulações, muito comum em qualquer idade, principalmente por quem mantém uma rotina intensa de atividades físicas de lato impacto. A lesão pode ser classificada como aguda ou crônica. O problema pode estar relacionado aos desalinhamento, desgastes e doenças autoimunes.

Esse trauma está associado a sobrecarga, inflamação e lesões articulares. Dentre os motivos mais comuns da dor estão:

Lesão do ligamento cruzado anterior

É uma das situações que mais provocam dor no joelho, principalmente por quem pratica exercícios de alto impacto, como futebol, por exemplo. As queixas mais comuns são: dor intensa, inchaço e dificuldade de movimentação. O tratamento costuma incluir repouso, compressas com gelo, fisioterapia e cirurgia para ocorrências mais graves.

Tendinite Patelar

A inflamação do tendão que conecta a patela ao osso da perna é muito característica de atletas e idosos, provocando um desgaste nas articulações. A tendinite patelar gera dores intensas na região frontal do joelho, que é muito perceptível ao subir escadas ou correr. Os procedimentos para aliviar os sintomas combinam medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso.

Artrite

A artrite é uma condição crônica inflamatória que afeta as articulações, inclusive o joelho. Ela se manifesta através de dores rigidez e inchaço nas “juntas”. Para minimizar o quadro, os especialistas podem orientar remédios e fisioterapia.

Lesão do menisco

Essa é uma lesão da cartilagem no formato C que atua como um amortecedor entre o fêmur e a tíbia. O trauma acomete, principalmente, pessoas que praticam atividades mais brutais como o judô. Ela provoca dores ao realizar movimentos cotidianos, como subir escadas, além de inchaço. A fisioterapia e pausa dos exercícios são os tratamentos mais adequados.

Bursite

A bursite é uma inflamação da bolsa sinovial, que protege o joelho contra atritos. Movimentos repetitivos, agachamentos ou pancadas, por exemplo, estimulam o trauma, que aparece acompanhado de dores, inchaço e vermelhidão ao redor do joelho. As intervenções mais indicadas são as compressas de gelo, seguida por medicamentos e sessões de fisioterapia.

Os episódios de dor no joelho podem ocorrer por diversos fatores, como inflamações, lesões traumáticas ou doenças crônicas. Após o diagnóstico, o médico responsável vai orientar os protocolos para alívio das dores, que deve incluir suspensão de atividades de alto impacto, compressas, medicamento anti-inflamatórios ou fisioterapia. Algumas ocorrências mais graves, podem exigir cirurgia.

Como prevenir a dor no joelho

Para prevenir a dor no joelho, mantenha uma rotina saudável e o peso desejável, além disso fortaleça os músculos que sustentam o joelho, com exercícios regulares de alongamento e fortalecimento. Procure não realizar atividades que possa estressar as articulações do joelho.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress