Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quiropraxia: o alívio que é um estouro

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Quiropraxia

A quiropraxia é uma opção para você que sofre com dores causadas pela má postura, por exemplo. Incômodos em regiões como nas costas, nos ombros, pernas ou pescoço podem ser aliviados com alguns bons “estalos”.

Apesar de ser uma manipulação manual, assim como a fisioterapia e a massagem, existem grandes diferenças entre essas terapias, o que causa algumas dúvidas nos pacientes.

A principal atuação da quiropraxia diz respeito ao alívio de problemas musculoesqueléticos que possam vir a afetar o sistema nervoso. Agora, para você entender mais como esses profissionais podem ajudar no seu dia-a-dia, vem com a gente!

Quiropraxia reduz dores nas costas

As dores e o risco de lesões por má postura diminuem com essas técnicas. Isso porque a manipulação articular da coluna vertebral, quando realizada por um profissional, pode trazer vários benefícios.

O quiroprata não só irá colocar sua coluna “no lugar”, como também é capacitado para diagnosticar possíveis problemas no sistema neuro-músculo-esquelético e atuar em seu tratamento e prevenção.

Considerada uma vertente da medicina alternativa, ela é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2005. Por meio da contratura da origem de incômodos, o tratamento promove o bem-estar e o relaxamento.

Essa terapia pode ser realizada, por exemplo, como uma alternativa a mais, alinhada com tratamentos tradicionais para as dores nas costas.

Menos dor, menos remédio, mais disposição

Cada vez mais pessoas procuram a quiropraxia como uma forma de diminuir dores e incômodos. Só que esse alívio não é o único benefício dessa prática, mesmo sendo o principal.

Regiões como a coluna, a lombar e o pescoço são das mais beneficiadas pelo tratamento. Mesmo em casos de dor mais intensa, essa terapia é uma opção de tratamento a ser considerada.

É exatamente pensando nesses quadros que vem outro benefício.  Quando utilizada para combater dores mais intensas, a quiropraxia é uma ótima auxiliar para reduzir o uso de medicações.

Fechamos essa trinca com uma consequência lógica. Com menos dores ou até mesmo sem nenhum tipo de incomodo, sua qualidade de vida e desempenho nas tarefas do dia-a-dia irá melhorar.

Passo a passo

Uma vez que o paciente relata ao quiroprata suas queixas, ele poderá analisar o quadro e determinar o melhor modo de ação. Um profissional capacitado para realizar essa terapia deve ter conhecimento nas áreas de: anatomia, biomecânica, neurologia, patologia e radiologia.

Com essas informações em mãos, o profissional irá determinar a quantidade de sessões de quiropraxia necessárias, e também qual a melhor abordagem.

A primeira dessas sessões costuma ser mais de “reconhecimento”, utilizada para ver como o paciente responde a alguns estímulos mais simples.

O principal “equipamento” do quiroprata são suas próprias mãos. Com elas, ele realizará alguns movimentos em velocidades variadas, mas é raro que ele precise de algum aparelho.

Tem riscos?

A quiropraxia tem sim riscos, principalmente quando mal executada. Um movimento não realizado com excelência pode causar, até mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além disso, essa não deve ser uma terapia realizada em pacientes que convivam com algum desses agravantes:

Por isso, sempre antes de iniciar um tratamento quiroprático, escolha um profissional capacitado e, se possível, consulte um profissional da saúde para avaliar a existência de qualquer agravante.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress