A energia renovável é uma das grandes apostas da RD – RaiaDrogasil, para cumprir seus compromissos de sustentabilidade. E essa é uma estratégia que vem dando resultado, pois 1.101 PDVs e sete centros de distribuição já são alimentados por esse sistema.
Com usinas operando em todas as regiões do país, dez estados foram inicialmente contemplados com essa inovação, mas a expansão para todo o território nacional está no radar.
Milton Alvim Jr., diretor de engenharia da RD, destacou os impactos positivos da iniciativa. “Desde o início do projeto evitamos a emissão de 16.028 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale a 114.400 árvores plantadas”, afirma.
Energia renovável em 90% das lojas
Até 2030, a RD planeja levar seu projeto de geração de energia renovável para 90% de suas drogarias, chegando assim a todos os estados do país. Para tal, as fontes são variadas.
No projeto, estão contempladas a implantação de 68 usinas, sendo que 31 já estão funcionando e 37 estão em construção. Dentre as que ainda estão sendo construídas, estão usinas de geração fotovoltaica (solar), hidroelétricas de pequeno porte (PCH) e a base de biogás.
Sustentabilidade ambiental e financeira
Além de alinhada com sua participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), a implementação da energia de fontes renováveis também traz um alívio para o bolso da RD. Isso porque, com as usinas, o grupo já registra uma redução de custo médio em energia na casa dos 25%.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico