Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

RDsaúde vai abrir cerca de 300 farmácias até 2025

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias
Foto: Divulgação

Presente em cerca de 550 municípios, a RDsaúde planeja abrir entre 280 e 300 novas farmácias pelo País até 2025, de acordo com o presidente da rede Marcílio Pousada em entrevista ao Estadão. No ano passado, foram inauguradas 270 unidades, o que ajudou a empresa a alcançar o marco de 3 mil lojas abertas neste mês. O foco da operação da empresa é em São Paulo, onde a companhia quer abrir 70 novas lojas em 2024.

A estratégia é aumentar o número de PDVs e, além do atendimento tradicional, usar os espaços para a retirada de produtos comprados via internet. O digital era de 1,1% do faturamento da empresa no primeiro trimestre de 2019, hoje são 16,7%, mais de 125 mil pedidos por dia. Antes da pandemia, 75% das vendas eram feitas em aplicativos de entregas, como iFood e Rappi. Hoje 75% são nos aplicativos da Raia ou da Drogasil.

As farmácias da empresa também aproveitaram a ampliação das unidades para aumentar a oferta de serviços. “Hoje, temos quase 1,9 mil farmácias com oferta de serviços farmacêuticos e fechamos 2023 com um total de mais de 3 milhões de serviços prestados”, diz. Isso inclui vacinas e testes de H1N1 e covid-19.

Logística acompanha abertura de novas farmácias

O fator logístico acompanha a estratégia de expansão, e não o contrário. Neste ano, a rede abriu três novos centros de distribuição, em Cuiabá, Belém e Manaus. Para o ano que vem, há planos de abertura de um novo centro de distribuição em Espírito Santo. “Para atender à demanda das vendas digitais, as farmácias também funcionam, de certa forma, como centros de distribuição. Isso aumenta o vínculo com o consumidor, porque quem compra pela internet pode passar a ser cliente regular da farmácia”, explica.

Principal desafio da RDsaúde em 2024

O desafio da rede para este ano é fazer o índice de satisfação que ela tem no digital ser tão bom quanto o que apresenta nas lojas físicas. Nas farmácias, a nota é 90, enquanto o digital tem nota 70. “Buscamos uma estratégia digital que seja multicanal, com, por exemplo, um agendamento online para um teste na farmácia. Na jornada digital da empresa, fazemos 90% do trabalho dentro de casa. Por isso, a empresa tem hoje mais de 1,1 mil pessoas trabalhando em tecnologia, cuidando do nosso aplicativo. Antes da mudança de cultura interna que aconteceu entre 2018 e 2019, eram cerca de 400 pessoas trabalhando na área”, finaliza Pousada.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress