Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Reckitt investirá R$ 8 bilhões em metas de sustentabilidade

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Depositphotos 376543810 s 2019 1

O Grupo Reckitt divulgou suas metas globais de sustentabilidade, que deverão ser cumpridas nos próximos dez anos e contarão com investimento de 1 bilhão de libras, cerca de R$ 8 bilhões. Denominado For a Cleaner, Healthier World (Por um mundo mais limpo e saudável), o plano tem o objetivo de, até 2030, atingir metade da população mundial com produtos que contribuam para um planeta mais limpo e saudável. Além disso, a companhia quer engajar 2 bilhões de pessoas em programas, parcerias e campanhas que gerarão impacto positivo e suportarão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A estratégia é focada em três pilares:

 Marcas guiadas por propósito: Todas as marcas do Grupo Reckitt possuem um propósito e direcionam seus esforços para iniciativas de impacto social, conectadas a algum dos ODS da ONU, além de investirem na redução da sua pegada ambiental com iniciativas de diminuição do uso de plásticos, de carbono, etc.

 Planeta mais saudável: O Grupo Reckitt reconhece a crescente conexão entre a saúde das pessoas, a desaceleração das mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade. Além disso, atua com foco na redução da sua pegada ambiental em toda sua cadeia produtiva, seja alcançando a neutralidade de emissão de carbonos até 2040, preservando recursos hídricos ou utilizando fontes renováveis de energia.

 Sociedade mais justa: Como empregador, o Grupo Reckitt busca contribuir para uma sociedade mais diversa e inclusiva e ainda promover mudanças em toda sua cadeia de valor.

A tríade “Propósito – Planeta – Pessoas” também guia a atuação do Grupo Reckitt no Brasil, com destaque para iniciativas relacionadas ao impacto social nas comunidades locais, à redução do uso de plástico e iniciativas de Diversidade & Inclusão:

 Propósito e investimento social

 A Reckitt Hygiene Comercial, divisão de higiene da empresa, possui marcas empenhadas em proporcionar um impacto social positivo na sociedade. Em 2020, a marca Veja apoiou mais de 15 mil trabalhadoras domésticas com auxílios financeiros e doações de produto com a campanha “Veja Doe com Amor”. Além disso, Veja também está destinando o lucro arrecadado com a venda do Veja Multiuso na versão Veja Doe com Amor para a ONG Themis, em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, para financiar um programa com o objetivo de profissionalizar e valorizar a profissão.

Já a marca SBP, desde 2017, beneficiou mais de 115 mil famílias com o movimento “Juntos contra o Mosquito”. Em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, promove ações de combate e de prevenção ao mosquito da dengue em comunidades por meio da conscientização de pessoas, mutirões de limpeza, ações educacionais e doação de produtos.

Seguindo seu propósito de oferecer o melhor tratamento para todos os tipos de dores de garganta, combinando a ação analgésica e anti-inflamatória, Strepsils, marca da Reckitt Health & Nutrition Comercial, divisão de saúde e nutrição da empresa, apoia o Global Respiratory Infection Partnership (GRIP), uma iniciativa composta por um grupo de especialistas que busca defender, de maneira consistente e sustentável, o uso racional de antibióticos, a partir de uma série de ações de conscientização sobre os efeitos da resistência bacteriana. Em 2020, a marca realizou doações de seus produtos para a Cruz Vermelha e contou com uma série de treinamentos com os voluntários para promover a conscientização sobre as consequências do mau uso de antibióticos.

Relatório global de investimento social 2020

Em março de 2020, o Grupo Reckitt criou o Fight for Access Fund, fundo de 53 milhões de libras (cerca de R$ 403 milhões) com o intuito de auxiliar na luta contra a Covid-19. Com fundo, o Grupo Reckitt impactou positivamente 771 mil pessoas em 66 países, um aumento de 29% em relação a 2019. No total, foram doados 26 milhões de produtos, 15 milhões de equipamentos de proteção de uso individual, entre outras iniciativas. O valor de 53 milhões, destinado ao fundo, é 4,3 vezes maior do que a média investida em atividades semelhantes pelas 220 maiores empresas que monitoram seus impactos, segundo pesquisa da Oxford Economics.

No Brasil, o Grupo Reckitt investiu mais de R$ 12 milhões e distribuiu cerca de 800 mil produtos em 2020. Os Hospitais das Clínicas de São Paulo, de Botucatu e de Ribeirão Preto também foram beneficiados com a doação de 750 mil máscaras cirúrgicas do tipo II R para a proteção de seus colaboradores. A iniciativa foi liderada pelas marcas Lysol e Strepsils.

Redução de plástico

 A companhia está dedicando esforços para reduzir ao máximo o uso do plástico e garantir que as embalagens ainda com este material tenham 25% de plástico reciclado e sejam 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

“São várias as iniciativas empregadas para alcançarmos o objetivo de usar cada vez menos plástico, o que nos leva a importante marca de 700 toneladas reduzidas nos três últimos anos, apenas no Brasil. Também incentivamos os consumidores a enxergarem as embalagens como bens duráveis. A pessoa pode comprar o produto uma vez com a embalagem tradicional e depois passar a adquirir o refil. O refil de Vanish em Pó, por exemplo, tem 90% menos plástico do que o pote original e é mais barato. Dessa forma, todos saem ganhando”, diz Flávio Ferreira, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens LATAM da Reckitt Hygiene Industrial.

Diversidade e inclusão

Ao colocar em seu plano a busca por uma sociedade mais justa, o Grupo Reckitt se compromete em ser, cada vez mais, um empregador responsável. Além das inúmeras iniciativas que já são realidade para seus colaboradores, a empresa se dedica para ter um ambiente de trabalho ainda mais representativo ao criar comitês internos de diversidade e inclusão. Quando o assunto é igualdade entre gêneros, o Grupo Reckitt Brasil tem 51% de sua liderança composta por mulheres. E ainda estabeleceu como meta global alcançar a equidade de gênero em todos os níveis da organização.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/26/fast-track-da-anvisa-acelera-registro-de-medicamentos-de-especialidades/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress