Grupo do atacado farmacêutico que iniciou operações em outubro do ano passado, a Rede Integração Farma segue ritmo acelerado de expansão e já está em 18 estados.
As 18 distribuidoras regionais que integram esse ecossistema atendem atualmente 35% das farmácias do país, distribuídas em 60% dos municípios do Brasil. As empresas somam mais de 55 mil metros quadrados de centros de distribuição e movimentam 108 milhões de unidades, entre medicamentos, produtos de higiene e beleza e produtos para saúde.
“O objetivo é promover um ambiente de negócios que favoreça a capacidade de inovação e a competitividade das empresas associadas, por meio de tecnologia, inteligência de mercado e mix de produtos para que eles possam atender cada vez melhor os seus respectivos clientes”, comenta o diretor executivo Geraldo Monteiro. Ele, inclusive, já prevê que a rede avance em mais três ou quatro estados ainda neste semestre.
O tripé tecnologia, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos dá o tom às operações da Integração Farma, cuja base administrativa está situada na região da Avenida Paulista, em São Paulo.
“Não temos papel associativo nem o de interface política das distribuidoras. Mas também não queremos limitar a atuação à de uma central de negócios. Nosso propósito é estimular um ambiente de negócios colaborativo e que beneficie a cadeia produtiva que envolve o pequeno e médio varejo”, argumenta Monteiro.
Rede do atacado farmacêutico foca em novas marcas e capacitação
A estratégia do grupo prevê a criação de marcas próprias. A rede também contará com ferramenta própria para produção de relatórios exclusivos atualizados em tempo real. “Relatórios sobre vendas e comportamento de consumo no entorno das regiões de atuação poderão estar ao alcance dessas empresas e ajudarão a nortear decisões estratégicas”, avalia.
A Integração Farma também deu início a um ciclo de treinamentos sobre administradores de negócios para as lideranças das distribuidoras. “Ao dividir novos conhecimentos e tendências de mercado com os gestores, eles estarão aptos a aproveitar as oportunidades disponibilizadas pela nossa central, cultivando uma relação muito mais assertiva com a indústria e com o PDV”, observa Monteiro.
Exclusividade por estado e abertura a novos parceiros
A rede já está prospectando novos integrantes, mas aposta na exclusividade regional. “Nossa prioridade é preencher espaço nos estados onde ainda não operamos. Ter uma única distribuidora em cada localidade vai ao encontro do nosso objetivo de dar mais fôlego e representatividade para a empresa em seu território”, conclui.