Distribuidoras ganham relevância no mercado institucional

Segmento representa 37,3% de todo o setor farmacêutico

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Paulo Maia, presidente executivo da ABRADIMEX/ Foto: Divulgação

O mercado institucional totalizou R$ 81 bilhões em vendas nos últimos 12 meses até setembro de 2024, o que equivale a um crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento já representa 37,3% de todo o setor farmacêutico, segundo estudo da IQVIA. E as distribuidoras de medicamentos de especialidades vêm ganhando protagonismo nesse contexto.

As vendas por esse canal totalizaram R$ 123 bilhões, com maior crescimento justamente no canal institucional, que registrou R$ 49 bilhões de faturamento no período. Mais de 418 milhões de unidades (62,3%) foram comercializadas por meio da distribuição, contra 253 milhões (37,7%) de vendas diretas. Deste total, 80% tiveram como destino hospitais e clínicas privadas e 20% foram direcionados à rede pública.

Venda de unidades por canal
(em milhões nos últimos 12 meses até set/24)

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Fonte: IQVIA

Vendas por canal em valores
(em bilhões de R$ nos últimos 12 meses até set/24)

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Fonte: IQVIA

A relevância das distribuidoras no mercado institucional

As distribuidoras que atuam no mercado institucional, muito além da comercialização e gestão logística dos medicamentos de especialidades, agregam outros serviços aos seus clientes. Esta é a visão de Fabio Alguim, diretor sênior de Relacionamento com Parceiros Estratégicos e Serviços ao Cliente da IQVIA.

Entre essas soluções adicionais estão o gerenciamento de estoque e reposição, essencial quando se trata de medicamentos de uso contínuo, além do atendimento de emergência e pedidos urgentes para entrega de medicamentos críticos.

“O distribuidor desempenha um papel fundamental no mercado de saúde brasileiro, proporcionando acesso aos pacientes, ajudando a garantir o abastecimento, eficiência operacional e a segurança na distribuição de produtos”, afirma.

Ainda de acordo com o diretor, essas empresas funcionam como uma extensão da cadeia de vendas para indústrias farmacêuticas, o que aumenta sua capilaridade no mercado hospitalar. Além disso, centralizam o fornecimento de produtos, reduzindo custos logísticos e operacionais das instituições de saúde.

ABRADIMEX vê estudo como reconhecimento do mercado

Os dados foram apresentados no evento IQVIA Non Retail, que ocorreu no dia 6 de novembro na Amcham, em São Paulo (SP), e foi exclusivamente dedicado ao mercado institucional. Estiveram presentes mais de 300 executivos da indústria e da distribuição, além de representantes de hospitais e associações de pacientes.

“Foi o primeiro evento totalmente focado na área de specialty care e que reconhece a grandeza e a importância da atuação dos distribuidores. O segmento vem ganhando relevância, acompanhando de perto o movimento das grandes farmacêuticas no investimento em inovação, pesquisa & desenvolvimento de medicamentos biológicos e biossimilares”, enfatiza Paulo Maia, presidente executivo da ABRADIMEX.

As 15 distribuidoras afiliadas à associação respondem por quase 75% da venda de medicamentos de especialidades junto ao mercado institucional. Maia ressalta o papel exercido pela entidade nos últimos anos em momentos delicados. Um deles foi a ação junto ao STF, alegando inconstitucionalidade da Emenda Constitucional 87, em 2016, que previa mudanças na base de cálculo do ICMS em operações interestaduais.

“Outra atuação marcante se deu durante a greve dos caminhoneiros, em 2018. À época, por meio de um trabalho conjunto com o governo federal, viabilizamos a liberação de cargas de medicamentos destinados aos hospitais nas rodovias em todo país”, relembra Maia.

Já durante a pandemia da Covid-19, a atuação das distribuidoras tornou-se ainda mais preponderante. “Trabalhamos de forma sistemática, sem parar, distribuindo medicamentos em todos os hospitais no país, apesar da falta e da demanda alta naquele momento, mantendo o mercado abastecido na medida do possível”, finaliza.

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