Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

rfxcel viabiliza o rastreamento completo de produtos acabados, inclusive medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

rfxcel – A rastreabilidade de medicamentos, cuja discussão já se arrastava há 12 anos, enfim saiu do papel com a aprovação da Instrução Normativa (IN) pela Anvisa. O texto que rege esse modelo está baseado na Lei 11.903/2009, que instituiu o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM). A medida estimula os negócios da rfxcel no mercado brasileiro, onde a demanda aumentou 500% neste primeiro semestre.

Empresa global em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos, a companhia norte-americana despertou recentemente a atenção do grupo italiano Antares Vision, um dos principais provedores de soluções para gestão de dados nos setores de saúde e alimentos & bebidas, que adquiriu a empresa em uma operação estimada em US$ 120 milhões.

À medida que as matérias-primas e os bens são transportados de um lugar para outro, a companhia utiliza sua plataforma de integração e serialização (rTS) para acompanhar esse processo online e de ponta a ponta

O modelo de rastreabilidade prevê o monitoramento da rota dos remédios de ponta a ponta – da indústria farmacêutica até a chegada nas mãos do consumidor. Segundo a IN da Anvisa, 5% dos lotes deverão estar enquadrados na legislação até outubro, 10% até novembro e o restante em abril do próximo ano. As regras estendem-se a toda a cadeia – incluindo laboratórios, distribuidoras de medicamentos e redes varejistas.

‘O sistema propiciará um expressivo aumento da segurança e do controle de medicamentos não só para fabricantes e importadores, mas também para distribuidores, clínicas, hospitais e pacientes. Tais medidas, aceitas internacionalmente, permitirão ao Brasil proteger a população contra problemas relacionados à falsificação de remédios e roubo de cargas’, observa Thiago Alegreti, diretor comercial América Latina da rfxcel.

Com soluções 100% na Nuvem, a rfxcel viabiliza o rastreamento de produtos acabados do fabricante até os centros de distribuição ou da matéria-prima da origem até o fabricante. À medida que as matérias-primas e os bens são transportados de um lugar para outro, a companhia utiliza sua plataforma de integração e serialização (rTS) para acompanhar esse processo online e de ponta a ponta. Oferece ainda uma segunda camada (rfxcel Integrated Monitoring – RIM), que pode ser utilizada em conjunto com a serialização para um monitoramento ambiental – da saída da planta até o local de entrega.

‘Essa tecnologia permite identificar se o produto encomendado foi impactado por alguma limitação imposta por exportadores ou outro problema de abastecimento em escala global’, exemplifica. ‘Isso contribui para diminuir riscos de falsificações e problemas com falta de estoque e ruptura’, completa.

Fonte: InforChannel

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/visiott-preve-crescer-no-brasil-com-rastreabilidade-de-medicamentos/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress