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Robô na farmácia amplia faturamento de rede em um mês

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ROBÔ NA FARMÁCIARobô, dispensação de medicamentos, Drogaria Coutinho, BD Rowa
Foto: Divulgação BD Rowa/ Drogaria Coutinho

Bastou um mês de implementação do robô na farmácia para a Drogaria Coutinho contabilizar aumento de 10% nas vendas por colaborador e projetar avanço de 5% no faturamento de agosto em relação ao mês anterior. Com nove lojas localizadas na Baixada Fluminense (RJ), a companhia implementou a tecnologia da BD RowaTM para agilizar a dispensação de medicamentos na matriz de São João de Meriti (RJ). É a primeira rede do Rio de Janeiro a aderir a essa inovação.

A automação aumenta a agilidade dos processos e do atendimento aos clientes ao selecionar e dispensar produtos em até 12 segundos. Também é possível diminuir em até 33% o tempo gasto na busca de um produto, garantindo exatidão na administração do estoque e no controle de vencimentos, perdas e desvios.

 

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“Também já conseguimos medir um ganho de 11% nas vendas digitais e calculamos 10% de redução no tempo médio de atendimento”, exalta Gabriel Coutinho, diretor executivo da Drogaria Coutinho. Segundo o executivo, o grande ganho na operação é a diminuição do tempo gasto no recebimento de mercadorias.

“Hoje já conseguimos apurar que, após a entrada da nota fiscal na loja e do processo de análise de pedido e validação, o armazenamento dos medicamentos com a robotização leva cerca de 18 minutos, o que antigamente durava um dia inteiro”, ressalta.

Robô na farmácia aumenta espaço do autosserviço

O robô na farmácia da rede fluminense conta com oito metros de comprimento por 3,5 metros de altura, com capacidade para gerenciar 16 mil unidades. A implementação exigiu que a varejista reorganizasse o layout da loja e trocasse um balcão de 16 metros pelo equipamento, que fica nos fundos da loja.

A Drogaria Coutinho conseguiu ganhar oito metros quadrados de espaço para autoatendimento, o que a permitiu investir em novas ilhas e oferecer ao consumidor uma maior variedade de produtos de OTC. “Nessa área que antes era praticamente subutilizada, a rede conseguiu otimizar o trade e assegurar mais visibilidade para as marcas parceiras”, explica Daniel Fernandes, gerente de projeto da Procfit, que auxiliou no processo de automatização.

Fernandes define a implementação do robô como um legado para o setor. “A primeira sensação ao adentrar a loja era a de que não haveria espaço para posicionarmos essa tecnologia. Mas a Coutinho e nosso time de desenvolvimento empenharam-se em construir um projeto realmente inovador. Hoje, o PDV armazena 15 mil produtos e tem condições de abrigar mais 5 mil”, enfatiza.

Na parte confinada da farmácia onde ficam os medicamentos de prescrição, as prateleiras costumam ter um tamanho padrão de altura. “Com o robô não ocorre essa perda, uma vez que dentro do equipamento as prateleiras têm diversas alturas para todas as dimensões de caixinhas, permitindo à farmácia ganhar muito espaço aéreo de armazenamento”, acrescenta o consultor.

“O balconista ou farmacêutico dedicam muito tempo para busca e entrega de medicamento ao cliente, tarefa que pode ser muito bem suprida pela tecnologia. Agora nossos colaboradores estão mais focados no atendimento humanizado garantindo que cada interação seja marcada por empatia e atenção personalizada”, destaca Gabriel Coutinho.

A Drogaria Coutinho projeta um ROI – Retorno do Investimento em 19 meses e tem planos de, no futuro, implementar a tecnologia em outra unidade.

Como funciona?

Assim que tem acesso à prescrição, o farmacêutico ou atendente insere os dados no sistema. A partir desse primeiro passo, o robô opera em três fases. A primeira delas é a admissão, quando ele recebe todos os dados da prescrição. Na sequência tem início a preparação, quando ele coleta na prateleira os medicamentos de acordo com a quantidade e dosagem. Por fim acontece a dispensação diretamente para o profissional da farmácia.

“A proposta do robô é eliminar processos que, na operação manual, não trazem ganhos. A partir da automatização do estoque é possível aumentar a eficiência operacional que refletirá em toda a cadeia e atender uma demanda multicanal, com maior integração entre canais digitais e o atendimento em loja física”, explica Flávia Contin, gerente da unidade de negócios Medication Management Solutions (MMS) da BD.

“Com esse pioneirismo, a Drogaria Coutinho passa a ser uma referência no varejo farmacêutico, elevando os padrões desse mercado. E além de todos os ganhos já comprovados pelos indicadores de eficiência, há também o potencial de se tornar um ponto turístico, já que é o primeiro robô do estado a ser instalado em um grande centro comercial do Rio de Janeiro, em São João de Meriti”, entende Monise Albejante, líder de vendas no Brasil.

Atualmente, a companhia tem 16 robôs instalados em drogarias, centros de distribuição e farmácias de hospitais em seis estados. Até o fim ano a meta é ultrapassar 20 equipamentos.

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