A gamificação no varejo consiste no uso de estratégias similares aos jogos virtuais para estimular o engajamento de clientes e vendedores. É possível de ser implementada de variadas formas.
O varejo farmacêutico, por exemplo, pode adotar uma cartela de pontos para consumidores e um sistema de contagem com prêmios para colaboradores do empreendimento. O objetivo é envolver todos em atividades e metas de forma divertida.
Gamificação no varejo é motor para fidelização de clientes
Do lado dos clientes, a dica é embasar a gamificação no varejo com um programa de pontuação claro e sem complicações. “Ao criar promoções com pontos, é preciso que o gestor tenha em mente que o consumidor deve entender, em apenas uma frase curta, quais são os passos e as vantagens do sistema”, reforça Tatiana Romero, sócia-fundadora da RomeroLab e especialista em design de projetos.
Tanto em lojas físicas como em canais virtuais, uma estratégia é adotar um programa através do qual cada nova compra gere recompensas extras e faça o cliente “subir de nível” e ter acesso a benefícios cada vez maiores. “No varejo digital, uma dica é usar nos CTAs – links que aparecem em destaque indicando ao leitor o que deve ser feito – vocabulário próprio dos jogos como o apelo à vitória. É interessante ainda criar diferentes fases que o “jogador” precisa superar para alcançar os patamares mais altos. Os desafios a serem transpostos seriam as compras feitas”, acrescenta.
Outro método de gamificação online é a roleta virtual de descontos pela qual o usuário pode concorrer a cupons de descontos mediante a inserção de seus dados. A oportunidade de tentar a sorte e ser presenteado com ofertas melhora a experiência do cliente e funciona como um diferencial em relação à concorrência. E com acesso às informações pessoais do cliente, o lojista consegue aumentar a captação de leads qualificados – usuários propensos a comprar – e, consequentemente, aumentar as vendas.
Beneficio da gamificação estende-se a colaboradores
No ambiente interno, a gamificação permite criar uma competição interna sadia entre os colaboradores, o que deixa a atmosfera de trabalho mais divertida. A ferramenta pode ser usada para criar a chamada trilha do aprendizado, uma série de conhecimentos para qualificar a equipe de vendas. É uma forma de melhorar os treinamentos e, com isso, os vendedores passam a conhecer melhor os produtos oferecidos aos clientes, de medicamentos a cosméticos.
Os gestores e gerentes também serão capazes de identificar as principais dificuldades das equipes, ou então os itens que não estão emplacando entre os consumidores. Há no mercado empresas especializadas no desenvolvimento de soluções para jogos corporativos. O mais importante é garantir que o jogo também conte com um sistema de pequenas premiações e as fases estejam próximas umas das outras. Muitos estabelecimentos têm sistemas falhos de premiação ou ranqueamento dos melhores vendedores.