Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

São Paulo renova compromisso com metas da ONU sobre HIV e aids

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Prefeitura de São Paulo ratificou neste mês (5) seu compromisso com a Declaração de Paris, um documento das Nações Unidas que prevê a aceleração da resposta à epidemia de HIV. O prefeito Bruno Covas também renovou a parceria do município com o Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (Unaids) e com as metas 90-90-90 do organismo.

Assinada em novembro de 2015 pela capital paulista, a Declaração de Paris traça uma estratégia para que cidades consigam acabar com a aids, como problema de saúde pública, até 2030. Um dos itens desse plano é o cumprimento das metas 90-90-90. Os objetivos determinam que, até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV estarão cientes de seu estado sorológico positivo, 90% dos indivíduos com o vírus estarão sob tratamento e 90% das pessoas em terapia estarão com a carga viral indetectável.

“Um dos principais gargalos que enfrentamos hoje é o fato de o tema do HIV ter saído de pauta e também desse falso senso comum de que agora está tudo sob controle com os novos medicamentos”, afirmou Covas durante encontro com diretora do Unaids no Brasil, Georgia Braga-Orillard. “Esse desafio cultural é um dos maiores a serem vencidos”, completou o chefe do Executivo.

De acordo com dados do Programa Municipal DST/Aids, a cidade de São Paulo diagnosticou 76,5% das 99 mil pessoas que, segundo estimativas, vivem com HIV. Dos casos identificados, 65% envolvem indivíduos que estão em tratamento — cerca de 49,4 mil pessoas. Dessa população, 93% — ou quase 46 mil pessoas — estão com carga viral indetectável.

De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2016, a taxa de detecção de aids no município é de 20,9 casos para cada 100 mil habitantes. A média do Brasil é 18,5.

“São Paulo está no centro da resposta para a epidemia de HIV no Brasil. A liderança do município neste processo é fundamental para que o país consiga alcançar as metas 90-90-90, não somente pelo tamanho de sua população, mas também pela qualidade da resposta que tem demonstrado nestes últimos anos”, disse Braga-Orillard.

“A liderança e o exemplo de São Paulo serão certamente muito importantes para outras cidades da América Latina e tantas outras ao redor do mundo, já comprometidas com a Declaração de Paris.”

Também participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, e a coordenadora do Programa de DST/Aids da cidade, Maria Cristina Abbate.

No Brasil, além de São Paulo, outras 41 cidades, dois estados — Rio Grande do Sul e Santa Catarina — e o Distrito Federal já assinaram a Declaração de Paris. Juntas, essas localidades são o lar de uma população de mais de 47 milhões de brasileiros.

Fonte: Agência AIDS


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/10/raia-drogasil-cresce-dois-digitos-e-supera-r-20-bilhoes-de-receita/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress