Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Sócio da Precisa pediu ao governo alteração em MP das vacinas para incluir agência indiana

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Em reunião no Ministério da Saúde, em janeiro, o presidente da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, pediu que uma Medida Provisória sobre vacinas fosse alterada para inserir a agência regulatória indiana, facilitando a importação do imunizante Covaxin. A MP foi aprovada em março pelo Congresso Nacional.

Um mês depois da reunião com a Precisa, a alteração na MP foi proposta em emenda do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), aprovada pelo Congresso. Para senadores da CPI da Covid, a reunião é um indício de que Barros mantinha contato com a empresa antes de propor a alteração na MP. Procurado pelo GLOBO, Barros nega ter feito qualquer contato com a Precisa ou com integrantes do Ministério da Saúde sobre a Covaxin antes de sugerir a emenda.

Documento do Ministério da Saúde obtido pela CPI da Covid registra uma reunião em 12 de janeiro, um mês antes de a Precisa Medicamentos fechar um contrato de R$ 1,6 bilhão para vender a vacina indiana ao Brasil. ‘O Presidente da empresa questionou sobre a possibilidade de alteração da Medida Provisória n° 1.026, de 6 de janeiro de 2021, para que seja inserida a agência regulatória indiana no rol disposto no art. 16’, diz a memória do encontro.

Participaram da reunião a diretora de Ciência e Tecnologia do ministério, Camile Giaretta Sachetti, o presidente da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, e uma diretora da empresa, Emanuela Medrades. O documento registra que, no encontro, ‘foi esclarecido que o art. 16 da aludida Medida Provisória requer o registro em uma das agências referenciadas’, ou seja, a Precisa foi orientada a buscar registro na Anvisa para importar a vacina. Detalhes do documento, a justificativa de e incoerências nas falas de Barros e mais detalhes estão na matéria completa, exclusiva para assinantes.

Fonte: Extra online

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/quebra-de-patente-de-vacinas-contra-covid-esbarra-em-resistencia-do-governo/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress