Por que adotar soluções integradas nas farmácias?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

SOLUÇÕES INTEGRADAS NAS FARMÁCIASProcfit, orientação empresarial
Foto: Freepik

Contar com soluções integradas nas farmácias pode parecer algo restrito às grandes redes do setor. Mas, com o advento de tantos sistemas nos últimos 20 anos, se tornou quase impossível manter seu negócio nos trilhos sem esse auxílio.

O Panorama Farmacêutico conversou, de maneira exclusiva, com o sócio e gerente comercial e de parcerias da Procfit, Mathias Santos, para entender a origem e aplicação das soluções integradas no varejo farmacêutico.

Necessidade criou as soluções integradas nas farmácias 

Segundo Santos, por muitos anos as farmácias operavam mediante um controle 100% manual. “No século passado, a demanda por controles já era alta, mas da virada do milênio para cá, cresceu exponencialmente e não vejo que vá parar tão cedo”, explica.

Inicialmente, esses sistemas eram individualizados, gerando a necessidade de múltiplas ferramentas para tarefas simples. “Para a entrada de uma mercadoria com sua nota fiscal, por exemplo, era necessário o envolvimento de várias áreas, cada uma com seu respectivo sistema e sem integração entre eles. Havia muita falha de comunicação, muito retrabalho e divergências entre os números apresentados”, explica.

“Imagine cada um desses sistemas como uma ilha. Para tornar o fluxo de informações mais fluídos, essas ilhas precisam ser ligadas por pontes, balsas, formar um arquipélago”, exemplifica o especialista. É para fazer essas interligações que surgem as soluções integradas.

Integração na farmácia não era mais suficiente 

Só que, da mesma forma que os diversos sistemas dentro da operação da farmácia demandavam integração, o mesmo movimento começou a se repetir com os programas utilizados por outros players, como os fornecedores e até mesmo o consumidor final.

“É como se aquele arquipélago do exemplo anterior encontrasse continentes vizinhos e também precisasse trabalhar com eles”, brinca Santos. “É nesse contexto que surgem ferramentas integradoras mais amplas, como o Cosmos Pro”, afirma.

Soluções integradas facilitam o dia a dia 

Santos elencou os principais benefícios do uso de soluções integradas nas farmácias:

  • Fim do retrabalho: com a informação fluindo livremente entre os sistemas, não é necessário inserir um mesmo conteúdo em diferentes frentes
  • Ganho de tempo: sem o retrabalho, a equipe pode se dedicar a tarefas mais estratégicas e analíticas
  • Assertividade na informação: mas, para poder ter um retrato fidedigno de sua operação, é preciso ter à mão a informação correta. Com soluções integradas, cai drasticamente a chance de erro humano, aumentando a qualidade do dado inserido, além da agilidade na extração de indicadores estratégicos para a tomada de decisão.

Integração pode ser utilizada em toda a operação 

As soluções integradas se fazem presentes em todas as etapas do negócio. Portanto, o gestor deve avaliar qual é a sua maior urgência e onde estão os gargalos para iniciar o processo. “Das soluções integradas de compras entre lojas e fornecedores, conforme a demanda individualizada de cada uma, ao serviço de compre/retire ou compre/receba, presente em app, e-commerce e marketplaces, tudo isso só é possível por causa da integração entre os sistemas.”, comenta.

Para o gestor que deseja incluir essas soluções em sua operação, o especialista indica uma reflexão. “Sistemas não fazem milagres, mas eles podem apoiar muito no caminho a ser trilhado. Para isso, o gestor deve dedicar-se em organizar os processos, depois automatizar com as melhores soluções para cada etapa e só então ele vai conseguir ter uma operação mais fluida e consolidar todos os indicadores para ter uma visão geral do seu negócio de forma a tomar decisões mais rápidas e assertivas”, finaliza.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress