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Startup indiana transforma 40 mil farmácias em e-clínicas

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Startup indiana transforma 40 mil farmácias em e-clínicas
Foto: Divulgação Sehat Sathi

A pandemia acelerou a demanda por ecossistemas digitais envolvendo atores como médicos, planos de saúde e o varejo farmacêutico. Mas enquanto mercados como o Brasil reforçam o debate e ensaiam uma transformação em conta-gotas, a Índia dá um passo à frente por meio da startup de tecnologia Sehat Sathi, que já converteu 40 mil farmácias locais em e-clínicas.

Segundo reportagem do Financial Express, a healthtech, em operação desde 2017, agora está capacitando as farmácias a viabilizar a teleconsulta a clientes sem exigir nenhuma mudança de infraestrutura da loja. Isso é possível com a implementação do aplicativo homônimo.

Atualmente, a startup fornece serviços e produtos de saúde para mais de 35 milhões de famílias e já conectou farmácias com mais de 5 mil médicos, promovendo consultas em áreas rurais.  O aplicativo criou uma rede de consultórios médicos locais em mais de 600 vilas e municípios indianos para fortalecer a acessibilidade à saúde.

“As farmácias sempre foram mais do que espaços de venda de medicamentos. Normalmente, temos vários médicos para uma única família, mas a farmácia é uma só para uma família”, afirma Nikhil Baheti, cofundador da Sehat Sathi.

Incremento nas vendas

No entanto, as farmácias independentes indianas lutam para gerenciar clientes e pedidos no WhatsApp. “Uma ferramenta de CRM que possa ajudá-los a acompanhar os pacientes com eficiência, fornecer insights preditivos para sua base – lembretes de pedidos recorrentes, dicas para pacientes crônicos e, consequentemente, melhoria da experiência de compra – é fundamental para os negócios”, complementa Baheti.

Segundo ele, o app aumentou a média de vendas por farmácia em 500% e ultrapassou US$ 1 milhão com a comercialização de medicamentos nos três trimestres do ano passado. “As farmácias enfrentam problemas na aquisição de estoque de vários distribuidores e o ciclo completo é repetitivo e altamente ineficiente. Resolvemos isso agregando o inventário dos principais distribuidores. Os itens podem ser encomendados simplesmente por meio do aplicativo”, observa.

A startup testemunhou um crescimento médio mensal de 105% nos pedidos feitos pelo varejo aos distribuidores cadastrados no aplicativo. A meta é atingir 50 mil farmácias ativas até março de 2022. Recentemente, levantou US$ 4 milhões de diversos fundos de investimentos

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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