A pandemia acelerou a demanda por ecossistemas digitais envolvendo atores como médicos, planos de saúde e o varejo farmacêutico. Mas enquanto mercados como o Brasil reforçam o debate e ensaiam uma transformação em conta-gotas, a Índia dá um passo à frente por meio da startup de tecnologia Sehat Sathi, que já converteu 40 mil farmácias locais em e-clínicas.
Segundo reportagem do Financial Express, a healthtech, em operação desde 2017, agora está capacitando as farmácias a viabilizar a teleconsulta a clientes sem exigir nenhuma mudança de infraestrutura da loja. Isso é possível com a implementação do aplicativo homônimo.
Atualmente, a startup fornece serviços e produtos de saúde para mais de 35 milhões de famílias e já conectou farmácias com mais de 5 mil médicos, promovendo consultas em áreas rurais. O aplicativo criou uma rede de consultórios médicos locais em mais de 600 vilas e municípios indianos para fortalecer a acessibilidade à saúde.
“As farmácias sempre foram mais do que espaços de venda de medicamentos. Normalmente, temos vários médicos para uma única família, mas a farmácia é uma só para uma família”, afirma Nikhil Baheti, cofundador da Sehat Sathi.
Incremento nas vendas
No entanto, as farmácias independentes indianas lutam para gerenciar clientes e pedidos no WhatsApp. “Uma ferramenta de CRM que possa ajudá-los a acompanhar os pacientes com eficiência, fornecer insights preditivos para sua base – lembretes de pedidos recorrentes, dicas para pacientes crônicos e, consequentemente, melhoria da experiência de compra – é fundamental para os negócios”, complementa Baheti.
Segundo ele, o app aumentou a média de vendas por farmácia em 500% e ultrapassou US$ 1 milhão com a comercialização de medicamentos nos três trimestres do ano passado. “As farmácias enfrentam problemas na aquisição de estoque de vários distribuidores e o ciclo completo é repetitivo e altamente ineficiente. Resolvemos isso agregando o inventário dos principais distribuidores. Os itens podem ser encomendados simplesmente por meio do aplicativo”, observa.
A startup testemunhou um crescimento médio mensal de 105% nos pedidos feitos pelo varejo aos distribuidores cadastrados no aplicativo. A meta é atingir 50 mil farmácias ativas até março de 2022. Recentemente, levantou US$ 4 milhões de diversos fundos de investimentos
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/loja-colgate-atrai-milhares-farmacias/