Depois de uma ligeira alta no último levantamento, o índice de testes positivos da Covid-19 voltou a cair nas farmácias na semana de 9 a 15 de agosto. O percentual de 15% foi o menor de 2021 e aproxima-se dos 14% contabilizados no período de 21 a 27 de dezembro do ano passado.
Essa marca foi alcançada mesmo com o aumento na procura pelos testes, segundo a Abrafarma. O total de atendimentos chegou a 203.515, volume 7% acima do da semana anterior. Os casos confirmados de coronavírus totalizaram 30.858.
Com esses números, o varejo farmacêutico retoma o viés de queda nos resultados positivos. A partir do fim de maio, houve nove semanas com recuos consecutivos, até o aumento de 7% registrado no intervalo de 2 a 8 de agosto. Outra boa notícia é que apenas dois estados tiveram avanço semanal nos casos – Rondônia e Paraíba, respectivamente com evolução de apenas 3% e 2%.
Desde o fim de abril de 2020, quando foram habilitadas a realizar esse serviço, as farmácias promoveram 9.869.093 testagens, o que equivale a uma média de 21 mil por dia. Foram 2.053.945 diagnósticos de Covid-19 (21% do total) e 7.815.148 resultados negativos (79%).
“O processo de vacinação vem acelerando entre adultos e já começa a se estender para o público adolescente. Embora ainda convivamos com os riscos de variantes como a delta, o avanço da imunização claramente contribui para reduzir os indicadores. Ao mesmo tempo, a maior procura pelos testes demonstra uma maior preocupação e conscientização dos brasileiros com os riscos da doença”, acredita Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!