Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Tímpano perfurado regenera sozinho?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Tímpano

A perfuração do tímpano é um temor para muitas pessoas, e em sua incidência gera dor e coceira no ouvido, diminuição auditiva significativa ou leve, podendo causar até o sangramento do local. Uma boa notícia sobre o tímpano perfurado é que, na maioria das vezes, principalmente em casos pequenos, a sua lesão se cura sozinha, não precisando de maiores interferências. Em casos mais graves o uso de antibióticos pode ser recomendado, ou até então a realização de uma breve cirurgia para resolver o problema.

Responsável por separar o ouvido externo do médio, a membrana timpânica é fundamental para a audição do ser humano, e sua perfuração diminui a capacidade auditiva da vítima de acordo com a gravidade. Se não for tratada corretamente, a longo prazo, a perfuração do tímpano pode desenvolver a surdez. Sendo assim, sempre que desconfiar de que teve uma lesão na região é necessário que seja consultado um otorrinolaringologista para avaliar a incidência, o que causou e o tratamento adequado para lidar com o problema.

Sintomas de tímpano perfurado

Fique esperto para ir ao médico o quanto antes em casos de sintomas no ouvido como dor forte e repentina, coceira, sangramento, zumbido e/ou diminuição da audição e a presença de secreção amarela por conta de vírus e bactérias. Além dos sintomas na região, também pode causar febre, vertigem e tontura.

Apesar de muitas vezes o tímpano se regenerar sozinho, é necessário que em qualquer um desses sintomas seja consultado um otorrino. Ainda mais se houver a ciência de que o ouvido foi prejudicado, como por exemplo após escutar sons muito altos. Dessa maneira, é possível identificar brevemente qualquer problema maior como alguma infecção na região interna do ouvido, e o médico indicará a sequência do tratamento.

Como sei que meu tímpano está perfurado?

É impossível diagnosticar um tímpano perfurado sozinho ou em casa. Para saber se isso aconteceu mesmo, é necessário consultar um otorrinolaringologista que será o responsável através do uso do otoscópio, aparelho especial que permite a visualização da membrana timpânica. A partir daí, é possível saber se há algum tipo de furo na região, e se houver mesmo é sinal que o tímpano está perfurado.

O médico também pode aproveitar para verificar a existência de infecções no ouvido, que podem ser as responsáveis pelos sintomas ou andarem lado a lado da perfuração. Se presentes, são tratadas apenas com antibióticos de maneira a dar tempo para a cicatrização da lesão.

O que pode perfurar o tímpano?

As causas mais comuns que podem perfurar a membrana timpânica são:

  • Infecção de ouvido (otite média ou externa);
  • Introdução de objetos no ouvido – como o uso indevido de cotonete;
  • Explosão;
  • Ruídos muito fortes;
  • Fraturas no crânio;
  • Mergulho em grande profundidade;
  • Viagem de avião.

Tratamento de um tímpano perfurado

Geralmente, quando em pequenas proporções, a perfuração do tímpano volta ao normal em poucas semanas, podendo a incidência durar até 2 meses. Esse período é a média de tempo que a membrana timpânica leva para se regenerar completamente.

Durante a recuperação, utilize um pedaço de algodão dentro do ouvido para tomar banho. Também não assoe o nariz e nem frequente a praia ou piscina, de maneira a evitar qualquer contato do tímpano com água, o que pode causar uma infecção. Não considere lavar o ouvido enquanto a lesão não estiver cicatrizada completamente, já que isso pode piorar o problema.

Há casos em que a perfuração do tímpano necessita de tratamento com remédios. Isso acontece quando tem sinais de infecção no ouvido ou rompimento completo da membrana timpânica. Assim, antibióticos em forma de xarope ou comprimidos podem ser indicados, como amoxicilina, amoxicilina + clavulanato e cloranfenicol, fazendo efeito após cerca de 8 a 10 dias. Medicamentos analgésicos para aliviar a dor podem ser indicados pelo médico para evitar transtornos maiores.

Preciso fazer cirurgia para o tímpano perfurado?

A cirurgia pode sim ser indicada para tratar do tímpano perfurado. Ela é chamada de timpanoplastia, e é indicada quando os tratamentos convencionais ou a regeneração natural não tem os resultados esperados em até 2 meses após o rompimento.

A timpanoplastia pode ser indicada também caso a pessoa apresente uma fratura ou maiores problemas ósseos na formação do ouvido, principalmente em casos de traumatismo craniano ou acidente envolvendo a cabeça.

A realização só pode ser realizada sob anestesia geral ao paciente. É feita a partir da implementação de um enxerto, pedaço da pele de outra parte do corpo, no lugar do tímpano. O pós operatório deve conter descanso, uso de curativo por 8 dias, de forma que só seja retirado no consultório do otorrinolaringologista. Não faça exercícios físicos durante 15 dias e nem viaje de avião nos primeiros 2 meses, isso pode desencadear o retorno dos problemas.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress