Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Tocantins tem mais de 1,3 mil casos de hanseníase em 2018

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Mais de 1,3 mil pessoas foram diagnosticadas com hanseníase só este ano no Tocantins. Número que triplicou se comparado a 2017, quando foram registrados 529 casos. O estado é considerado uma região hiperendêmica da doença.

Só em Palmas são mais de 600 casos registrados, um deles é o eletricista Francisco Souza, que já começou o tratamento. Ele descobriu a doença há pouco mais de um ano, mas ficou com marcas pelo corpo e precisou até se afastar do trabalho.

“Quando pego sol a pele irrita e fica vermelha. Não aguento pegar sol”, conta Souza.

Casos de hanseníase no Tocantins

Ano Casos
2016 645
2017 529
2018 1.362

Palmas recebeu pela primeira vez Congresso Nacional Brasileiro de Hanseníase, com temas voltados para os profissionais da saúde. O evento discutiu os avanços da doença e as formas de tratamento.

Os médicos alertam que o diagnóstico precoce facilita o combate à doença. Na capital, os pacientes diagnosticados com a doença recebem o tratamento pelo Sistem Único de Saúde (SUS) pelo programa ‘Palmas livre da hanseníase’.

O programa tem 857 pacientes em tratamento, dos quais 317 já em grau 1 de ncapacidade e 52 em grau 2.

“Desde a implantação do programa cerca de 300 profissionais já participaram das formações em serviço com hansenólogo (aula na prática). Hoje em todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade temos profissionais capacitados para diagnosticar a hanseníase e tratar. A busca aos contatos tem sido feita, por isso, temos esse número elevado de novos casos”, resumiu o secretário municipal de saúde Daniel Borini.

Fonte: G1

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/11/26/ministerio-da-saude-alerta-que-faltara-medicamentos-para-hanseniase-no-brasil/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress