Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Treinamento do TikTok pode estimular digitalização em farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Treinamento do TikTok

Empreendedores podem contar agora com treinamento do TikTok para impulsionar a digitalização em farmácias.

A rede social, em parceria com a Digital Favela, criou a plataforma gratuita Cria que Cria. O canal reúne videoaulas curtas e práticas para gestores aprenderem a impulsionar as operações online e melhorar a visibilidade de suas empresas no ambiente virtual.

A capacitação é lançada no momento em que as plataformas se consolidam como verdadeiros espaços de exposição e crescimento de negócios. Exemplo disso é o resultado de uma pesquisa conduzida em 2023 pela área de Market Science do TikTok e pela InSites Consulting – segundo a qual 82% dos usuários afirmam ter descoberto uma pequena ou média empresa na rede antes de encontrá-la em outro lugar.

“Queremos encorajar, sobretudo, aqueles que empreendem por necessidade a aproveitar ao máximo as oportunidades de exposição na mídia social”, comenta Silvia Belluzzo, diretora de marketing de negócios para PMEs do TikTok na América Latina.

Você tem um plano sucessório para o seu negócio?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Treinamento do TikTok é gratuito

O acesso ao treinamento do TikTok é gratuito, bastando se inscrever aqui. Ao todo, são 25 mil vagas disponíveis. As inscrições e a plataforma ficam abertas até 31 de julho. A capacitação será realizada em parceria com a edtech SoulCode.

As aulas são remotas e divididas em sete módulos. Os empreendedores poderão acessar cursos que contemplam estratégias de monetização, difusão de conteúdos e ações de marketing, além de táticas para identificar seu nicho de clientes no TikTok.

Digitalização em farmácias avança, mas…

A digitalização em farmácias avança, mas ainda com um sinal de alerta para pequenas e médias empresas.

Dados da IQVIA divulgados em agosto de 2023 indicavam que o varejo farmacêutico brasileiro concentra a terceira maior operação de e-commerce do mundo em vendas, atrás dos Estados Unidos e Alemanha. A história, porém, é bem diferente entre os PDVs de menor porte.

Levantamento do Instituto Axxus, que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, ouviu 420 proprietários de pequenas farmácias e trouxe conclusões impressionantes. O uso de canais online para adotar programas de fidelidade, por exemplo, inexiste em 99% dos estabelecimentos. Já 83% dos gestores do PDV sequer utilizam as redes sociais como canais de propaganda.

Outro indicador relevante aponta que 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress