Empreendedores podem contar agora com treinamento do TikTok para impulsionar a digitalização em farmácias.
A rede social, em parceria com a Digital Favela, criou a plataforma gratuita Cria que Cria. O canal reúne videoaulas curtas e práticas para gestores aprenderem a impulsionar as operações online e melhorar a visibilidade de suas empresas no ambiente virtual.
A capacitação é lançada no momento em que as plataformas se consolidam como verdadeiros espaços de exposição e crescimento de negócios. Exemplo disso é o resultado de uma pesquisa conduzida em 2023 pela área de Market Science do TikTok e pela InSites Consulting – segundo a qual 82% dos usuários afirmam ter descoberto uma pequena ou média empresa na rede antes de encontrá-la em outro lugar.
“Queremos encorajar, sobretudo, aqueles que empreendem por necessidade a aproveitar ao máximo as oportunidades de exposição na mídia social”, comenta Silvia Belluzzo, diretora de marketing de negócios para PMEs do TikTok na América Latina.
Carregando ...
|
Treinamento do TikTok é gratuito
O acesso ao treinamento do TikTok é gratuito, bastando se inscrever aqui. Ao todo, são 25 mil vagas disponíveis. As inscrições e a plataforma ficam abertas até 31 de julho. A capacitação será realizada em parceria com a edtech SoulCode.
As aulas são remotas e divididas em sete módulos. Os empreendedores poderão acessar cursos que contemplam estratégias de monetização, difusão de conteúdos e ações de marketing, além de táticas para identificar seu nicho de clientes no TikTok.
Digitalização em farmácias avança, mas…
A digitalização em farmácias avança, mas ainda com um sinal de alerta para pequenas e médias empresas.
Dados da IQVIA divulgados em agosto de 2023 indicavam que o varejo farmacêutico brasileiro concentra a terceira maior operação de e-commerce do mundo em vendas, atrás dos Estados Unidos e Alemanha. A história, porém, é bem diferente entre os PDVs de menor porte.
Levantamento do Instituto Axxus, que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, ouviu 420 proprietários de pequenas farmácias e trouxe conclusões impressionantes. O uso de canais online para adotar programas de fidelidade, por exemplo, inexiste em 99% dos estabelecimentos. Já 83% dos gestores do PDV sequer utilizam as redes sociais como canais de propaganda.
Outro indicador relevante aponta que 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace.