Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Unifabra atinge top 10 de faturamento no varejo farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Unifabra atinge top 10 de faturamento no varejo farmacêutico
André Vanni (1º da esq. para a dir.) ao lado da equipe da Unifabra

Com receita de R$ 1,32 bilhão em 2020 e alta de 23% sobre o ano anterior, a Unifabra – União de Farmácias Brasileiras alcançou o privilegiado grupo dos top 10 em faturamento no varejo farmacêutico brasileiro. A associação, que agrega 16 redes de farmácias em oito estados, planeja chegar a mais sete unidades da Federação e avançar de 370 para 600 pontos de venda em três anos.

Para viabilizar esse plano, o grupo fixou três pilares de atuação – investimento em marcas próprias, ampliação dos planos de benefícios de medicamentos (PBM) e parcerias com laboratórios farmacêuticos e outros segmentos da indústria. “Quando criamos a Unifabra, em dezembro de 2015, projetamos sair do modelo associativo para nos posicionarmos como uma rede de gestão e intermediação de novos negócios, apoiada por uma consultoria profissional”, relembra o diretor executivo André Vanni.

Como parte dessa premissa, a associação criou uma célula de TI para permitir o acesso da farmácia a relatórios analíticos em tempo real, com análise do seu fluxo de vendas e também das demais redes. “Estabelecemos uma relação de total cumplicidade entre as redes afiliadas, mas condicionada a um acordo de não concorrência geográfica”, comenta.

Novos nichos

O trabalho de promoção de novas categorias foi a tônica da atuação da Unifabra em 2020. “Assim que estourou a pandemia, formamos um comitê de crises com a meta de identificar novos nichos. E desse grupo surgiu a ideia inovadora de se aproximar das fabricantes de chocolates, em meio à incerteza sobre os negócios no período de Páscoa”, revela.

A parceria consistiu em disponibilizar as farmácias como canais de compra desses produtos. “Na semana de Páscoa, 7% do faturamento das nossas lojas foi originário da venda de chocolate. O resultado fez com que 80% dos PDVs já definisse a incorporação dessa categoria nas gôndolas neste ano”, destaca.

Marca própria

Nesse contexto, as marcas próprias atingiram uma representatividade de 5% na receita da Unifabra, com mais de 3,5 milhões de unidades comercializadas e 12 linhas. Dos dez produtos campeões de vendas da rede, seis pertencem a esse segmento. “Iniciamos a incursão nessa área em 2018, com nutracêuticos e polivitamínimos, mas rapidamente identificamos outras categorias promissoras, como a de lenços umedecidos, fraldas geriátricas e infantis – esta última já tem média de 25 mil unidades por mês”, explica. Segundo Vanni, essa estratégia foi determinante para os 27 milhões de cupons fiscais emitidos no ano passado e o tíquete médio de R$ 43,02. “A margem chega a 55%”, admite.

Convênios com a indústria e distribuidores

A Unifabra ainda mantém acordos com farmacêuticas nacionais, que viabilizam ações de trade marketing nos pontos de venda e um programa periódico de treinamentos para balconistas. A rede de parceiros da indústria conta atualmente com Eurofarma, Geolab e Pharlab. “Inclusive, já estamos replicando esse modelo para players do atacado farmacêutico, como a SantaCruz, e distribuidoras atuantes nas regiões onde operamos”, acrescenta.

A associação também firmou um convênio com o hub de saúde InterPlayers, para profissionalizar os planos de benefícios de medicamentos (PBMs) nas farmácias. O projeto foi espelhado no exemplo do varejo farmacêutico norte-americano, onde mais de 90% das prescrições de medicamentos controlados em farmácias independentes são fruto desses programas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/18/basf-cria-plataforma-para-pequenas-farmaceuticas/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!