O maior canal de informação do setor

Vacina da Novavax tem eficácia de 89,3% contra a Covid-19

333

Estudo inicial divulgado nesta quinta-feira (28/01) revela que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa de biotecnologia Novavax tem 89,3% de eficácia. Segundo a companhia, o imunizante se mostrou eficaz contra a variante britânica do novo coronavírus.

A vacina, batizada de NVX-CoV2373, tem 85,6% de eficácia contra a cepa originada no Reino Unido. A taxa contra a variante original do Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19, é de 95,6%.  O

O estudo ainda é preliminar e reúne informações de apenas 62 participantes que tiveram covid-19. Destes, 56 receberam placebo e 6 integraram o grupo que foi imunizado. Segundo a Novavax, 61 casos foram leves ou moderados e 1 foi grave –registrado em um voluntário que não recebeu a vacina.  A fase 3 de estudos foi feita com mais de 15 mil voluntários, entre os 18 e 84 anos de idadem, dos quais 27% dos participantes têm mais de 65 anos.

A Novavax realiza também estudos na África do Sul. A fase 2b mostrou que a resposta do imunizante contra a cepa sul-africana é mais baixa. Testes feitos em 4.400 pacientes do país comprovam eficácia de 49,4%. Entre pessoas que não eram portadores do vírus HIV, no entanto, a eficácia foi de mais de 60%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda eficácia mínima de 50% para aprovação de um imunizante. A empresa ainda não divulgou nenhum dado sobre a fase 3 dos ensaios clínicos feitos na África do Sul.

A vacina da Novavax usa o método “recombinante”. Por meio de engenharia genética, a companhia cultiva em laboratório réplicas inofensivas da proteína que o vírus usa para entrar nas células do corpo. A proteína é purificada e embalada em nanopartículas do tamanho do coronavírus. Ela não causa a doença, mas faz com que o sistema imunológico produza anticorpos contra o Sars-CoV-2. São necessárias duas doses, com 3 semanas de intervalo entre as aplicações.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/26/curso-gratuito-de-vacinacao-da-covid-19-para-farmaceuticos/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação