Varejo farmacêutico americano quer ampliar acesso à saúde
Redes de farmácias apostam em serviços para atender pacientes com menos recursos


O varejo farmacêutico americano tem lutado para suprir uma demanda cada vez maior de pessoas que não têm conseguido arcar com os custos do acesso à assistência médica no país. As informações são do Drug Store News.
Para tal, as redes de farmácias têm apostado em estratégias como clínicas móveis, vacinação gratuita e pagamento parcelado de medicamentos. Afinal, os números são recordes, mas negativos.
Segundo o Estudo de Índices de Saúde Gallup, da West-Health, 11% dos adultos dos Estados Unidos afirmam que, recentemente, não conseguiram pagar ou acessar cuidados de saúde de qualidade. O índice vem caindo drasticamente desde 2021.
O que o varejo farmacêutico americano tem feito para mudar essa realidade?
Stop & Shop Pharmacy leva vacinação a comunidades carentes
Com mais de 200 unidades em cinco estados, a Stop & Shop Pharmacy oferece serviços farmacêuticos, com especial foco na vacinação. Além disso, a rede de farmácias oferta descontos em cerca de 200 receitas genéricas, assim como atendimentos para o gerenciamento de tratamentos humanos e animais.
“Estamos comprometidos em alcançar as comunidades carentes. Por isso nossos farmacêuticos viajam até elas para oferecer clínicas de vacinação gratuitas”, afirma a diretora de operações de farmácia, Katie Thornell.
Albertsons Companies aposta em clínicas móveis
Levar o cuidado até o paciente também é uma das prioridades da Albertsons Companies. “Um dos nossos principais esforções inclui a implantação de clínicas móveis de bem-estar. Nossa equipe de farmacêuticos e técnicos ajuda a fornecer uma variedade de serviços na maioria dos locais”, aponta o presidente de farmácia e saúde, Anthony DalPonte.
Hy-Vee foca em capilaridade
Oriunda do Centro-Oeste americano, a Hy-Vee é uma das redes de farmácias mais acostumadas a ser o ponto de atenção em saúde mais próximo da comunidade. Por isso, para eles, o caminho é contar com mais unidades físicas.
“Para aumentar o acesso à saúde e alcançar mais pacientes, expandimos a oferta de farmácias, para facilitar a obtenção de serviços como imunizações, exames e orientações sobre medicamentos”, explica a vice-presidente sênior de farmácia, Angie Nelson.
Preços acessíveis são bandeira da Kroger
Já a Kroger Health oferece medicamentos ambulatoriais a preços reduzidos. “Além de nossas farmácias, contamos com atendimento por meio de pequenas clínicas em oito estados e serviços de telessaúde em nove, garantindo que os pacientes tenham opções flexíveis e acessíveis”, declara o vice-presidente de saúde e bem-estar, Bill Shinton.
Desertos farmacêuticos avançam no país
O papel das redes de farmácias se torna ainda mais relevante quando se tem em vista o fenômeno conhecido como “deserto farmacêutico”. O termo é utilizado para definir localidades onde ao menos 33% da população precisa percorrer uma determinada distância para acessar uma farmácia:
- 1,6 km em regiões urbanas
- 8 km em subúrbios
- 16 km em zonas rurais
Uma estimativa da plataforma GoodRX Health revela que aproximadamente 46% das cidades norte-americanas já fazem parte de um deserto farmacêutico. São mais de 45 milhões de consumidores afetados, montante que representa um aumento de 9,1% em relação a 2021.