O maior canal de informação do setor

Varejo independente amplia receita com serviços clínicos

2.922

Varejo independente amplia rentabilidade com serviços farmacêuticosAs farmácias independentes cresceram dois dígitos nos últimos 12 meses até junho e ostentam o segundo maior faturamento do setor, atrás apenas das grandes redes. No entanto, detêm o pior tíquete médio – R$ 17,90 – e uma venda mensal de R$ 50 mil por PDV, três vezes menor que a média. Agora, o pequeno varejo reforça a aposta em serviços farmacêuticos para melhorar os níveis de rentabilidade.

Atenta a esse cenário, a Clinicarx disponibilizou um plano gratuito que viabilizou a implementação dos serviços clínicos nesse nicho de farmácias. A plataforma online, quer já atua em mais de 4,5 mil pontos de saúde em 800 municípios, busca conquistar espaço nas farmácias comunitárias, independentes e de manipulação.

Uma das primeiras a aderir a essa ferramenta foi a Farmais Popular, situada em São Luís, no Maranhão. O proprietário Abraão Lincoln da Silva contratou a assinatura gratuita em abril deste ano. Após menos de dois meses, conquistou indicadores suficientes para realizar o upgrade e migrar para o plano pago.

“Já oferecíamos alguns serviços antes da adoção da plataforma, como exames de glicemia, pressão arterial, testes rápidos e aplicação de injetáveis. Mas todos os registros eram processados manualmente no computador. Muitas vezes, dados se perdiam em casos de queda de energia ou as informações sequer eram salvas a tempo, comprometendo o histórico de atendimento e impedindo a retenção do paciente”, ressalta.

Hoje, o estabelecimento colhe os frutos. A aplicação de injetáveis, sozinha, responde por 20% do faturamento mensal. “A Clinicarx auxilia tanto no atendimento como na dispensação dos medicamentos para pacientes que retornam à farmácia em busca dos remédios de tratamento contínuo. Agora temos a devida orientação de quanto precificar por esses serviços, com um painel de gestão dos resultados”, celebra.

Outro benefício são os alertas de agendamento de retorno, que vêm se mostrando eficazes especialmente depois da realização dos testes para detecção da Covid-19. “Mais de 80% desses agendamentos acontecem a partir desses exames, com a garantia de emissão da segunda via do laudo, que permite à farmácia ter um histórico detalhado do cliente, mas também coíbe falsificações”, enfatiza.

Outros exemplos e novos serviços

Na Attive Pharma, farmácia de manipulação localizada em Campo Grande (MS), a atenção farmacêutica já totaliza 45% do faturamento. A PharmaReal, de Conselheiro Lafaiete (MG), aumentou a receita média mensal em 40%. “Além de garantir um atendimento personalizado, a Clinicarx ajudou a profissionalizar a operação e valorizar o papel do farmacêutico na atenção primária à saúde”, explica o proprietário Alan Rezende.

Esses são mais alguns dos exemplos de estabelecimentos que investiram com sucesso nos serviços de saúde via Clinicarx. A ferramenta potencializa essa oferta por meio de soluções como algoritmos inteligentes baseados em diretrizes e protocolos clínicos atualizados, com informações que auxiliam os farmacêuticos a tomar decisões mais assertivas no tratamento do paciente. O gestor pode analisar custos e receitas da operação, realizar prescrições e obter uma Declaração de Serviços Farmacêuticos automatizada e personalizada.

Uma das mais recentes novidades é o Check-up pós-Covid. O objetivo é detectar possíveis problemas de saúde originados após a infecção e orientar o paciente sobre os cuidados a serem adotados a partir de então, inclusive com eventual encaminhamento para atendimento médico. A novidade inclui procedimentos como anamnese de sinais e sintomas, bioimpedância, pressão arterial, glicemia, perfil lipídico, oximetria, entre outros parâmetros. A farmácia disponibilizará um aplicativo mobile para pacientes, com acesso aos dados da consulta, agendamentos e documentos.

A Clinicarx disponibiliza capacitações para os profissionais do setor de saúde, por meio de cursos gratuitos sobre Covid-19 e programas exclusivos com certificação da plataforma de Educação a Distância (EaD) Clinicarx University.

Farmácias interessadas em testar a versão gratuita da Clinicarx podem clicar aqui. O cadastro dispensa qualquer registro de cartão de crédito ou pagamento de taxas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/biobalance-avanca-com-suplementos-em-grandes-redes/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação