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Venda da Natulab pode sair do papel ainda este ano

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Venda da Natulab

A venda da Natulab pode se tornar uma realidade ainda neste ano. Fontes do mercado relataram, com exclusividade ao Panorama Farmacêutico, que a Pátria Investimentos estaria em busca de compradores para a companhia, no intuito de concentrar esforços em outros segmentos.

O fundo de private equity adquiriu o controle de 80% das ações da farmacêutica em 2013, em um negócio que movimentou em torno de R$ 130 milhões. Os demais 20% do capital pertencem a um grupo de 16 famílias italianas. Na época da aquisição, o faturamento da Natulab girava em torno de R$ 200 milhões. A receita multiplicou 250% em 2022 e beirou R$ 500 milhões.

De acordo com dados da IQVIA, o laboratório foi o que mais cresceu em vendas no ano passado, considerando o preço de compra em farmácia (R$ PPP). Saltou 11 posições no ranking da indústria farmacêutica. Em volume de unidades, chegou à 15ª posição. Mas o que explicaria a venda diante desses bons resultados?

Venda da Natulab seguiria movimento atual da Pátria

O movimento seguiria a cartilha cumprida em outras empresas que integram o fundo. A investidora anunciou, em maio, que fará uma oferta de sua participação na Smart Fit com a expectativa de arrecadar R$ 550 milhões. As ações da rede de academias registram valorização acumulada de 24% em 2023. Também no mês passado, se desfez de 10,1 milhões de papéis da construtora Tenda, cujo valor das ações já aumentou 73% desde janeiro.

Com essas operações, o grupo quer ganhar corpo para investir em setores que são “a China dentro do Brasil”, conforme afirmou o sócio e country manager da Pátria, Daniel Sorentino, em entrevista ao portal Neofeed. O executivo comentou sobre o ousado plano de quase dobrar os ativos sob gestão do fundo, hoje na casa de US$ 27 bilhões.

A meta é chegar a US$ 50 bi até 2025, com foco em “segmentos que crescem acima do PIB e vão muito além das tendências macroeconômicas”. Entre essas atividades estariam agronegócio, alimentos e bebidas, energia renovável e tecnologia.

A saúde estaria entre as prioridades, porém mais atrelada a soluções inovadoras do que a indústrias tradicionais como a farmacêutica. Exemplo é o investimento na Athena Saúde, rede de saúde suplementar que usa a tecnologia para mapear os hábitos de seus 1,1 milhão de beneficiários de planos médicos e odontológicos, especialmente no Norte e Nordeste. A Pátria também passou a ter participação minoritária na Kamaroopin, holding da qual faz parte a plataforma dr.consulta.

Oscilações na trajetória da Natulab

Quando o Panorama Farmacêutico visitou a fábrica da Natulab em Santo Antônio de Jesus (BA), no fim de 2019, os projetos eram ambiciosos. Faturamento de R$ 2 bilhões, chegada ao top 5 do setor, centro de distribuição em São Paulo e avanço nas grandes redes do Sul-Sudeste estavam entre as metas.

Até maio de 2020, a Natulab ocupava o 14º lugar depois de avançar sete posições em três anos. Mas segundo fontes do mercado, a suspensão da operação da planta por duas semanas, por causa de quatro casos de Covid-19 entre funcionários, e problemas na relação com distribuidores vieram como um baque e resultaram na saída do então CEO Wilson Borges, em outubro do mesmo ano.

Foram necessários quase seis meses para a transição, que levou à escolha de Guilherme Maradei como novo presidente, recrutado a partir de sua experiência no setor, em companhias como Merck, Pfizer e P&G.

Desde então, teve início uma profunda reformulação no portfólio, baseada em um mix reduzido e concentrado em medicamentos de maior valor agregado. Dos 175 produtos que a Natulab mantinha até dois anos atrás, 25 foram substituídos por lançamentos mais rentáveis. Em paralelo, ampliou a capacidade produtiva em 10% para priorizar SKUs de maior rentabilidade, além de reforçar a rede de relacionamentos com farmácias regionais.

A injeção de investimentos da Pátria no caixa da farmacêutica alcançou R$ 200 milhões. Agora, a empresa estaria pronta para a venda. A conferir os próximos capítulos.

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