Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

36 semanas de gestação: começa a reta final

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

36 semanas de gestação

Com 36 semanas de gestação, começa a contagem regressiva para o nascimento. Tem início o nono mês de gravidez, já se passaram de 246 a 252 dias do período gestacional.

Uma das principais mudanças dessa fase é o desaparecimento do lanugo, aquela fina camada de pelos que recobre a pele do bebê. Falando em pele, ela também já se encontra mais lisa.

Já mais pesadinho, o feto segue crescendo. Nesta época também, já é mais comum que ele esteja pronto para o nascimento, posicionado de cabeça para baixo.

Caso você esteja com 36 semanas de gestação e o bebe ainda não virou, sem crise. Até a próxima semana, ou seja, a 37ª, ele terá se reposicionado.

Dentre os sintomas que a futura mamãe pode apresentar nessa fase estão o inchaço nas mãos e pés, as contrações de Braxton-Hicks e também a vontade de urinar frequente.

Desenvolvimento do bebê com 36 semanas de gestação

Nesta fase, o útero já começa a ficar mais apertadinho para o bebê. Isso porque ele segue crescendo e ganhando peso constantemente. O feto também começa nessa fase a dormir melhor e ter um ciclo de sono e vigília mais definido.

A fina camada de pelos sob sua pele, o lanugo, começa a sair e, com o acumulo de gordura sobre a pele, ela se torna mais lisa. Sobrancelhas e cílios se encontram completamente formadas e as pálpebras estão em pleno desenvolvimento.

Outra parte que ainda se desenvolve nesta época são as células cerebrais e as memórias. No que diz respeito aos músculos, eles ficam cada vez mais fortes.

Apesar de a cabeça do bebê não se encontrar ainda encaixada na pelve da gestante, a maioria dos bebês já realizou a rotação e se encontra de cabeça para baixo.

Como adiantamos, caso você já esteja com 36 semanas de gestação e o bebê ainda não virou, não precisa se preocupar, esse é um processo que pode ocorrer até a 37ª semana.

Tamanho e peso do bebê

Com 36 semanas de gestação, o tamanho do bebê é comparável com o de uma acelga. Da cabeça ao bumbum, ele mede em torno de 32,9 centímetros e ao todo, ao redor de 46,8 centímetros.

Nessa semana, o feto já costuma pesar aproximadamente 2,7 kg.

Mudanças para a mamãe

As mamães, quando completam as 36 semanas de gestação, podem estar de sete a 11 quilos mais pesadasdo que antes da gravidez. Esse peso corresponde ao próprio bebê, ao líquido amniótico, a placenta e ao útero, que se encontra dilatado.

Outro fator que pode contribuir para o ganho de peso é a retenção de líquidos. Além disso, essa retenção é a responsável por outros sintomas, como os inchaços das mãos e dos pés.

Sintomas como as contrações de Braxton-Hicks, mais conhecidas como contrações de treinamento, e também as vontades frequentes de ir no banheiro, seguem presentes nessa fase do período gestacional.

Cuidados 

Com 36 semanas de gestação, você pode seguir essas dicas para aliviar os sintomas.

Inchaços com 36 semanas de gestação

Para melhorar a circulação sanguínea nas pernas e evitar, por consequência, os inchaços na região, siga as seguintes dicas:

  • Evite ficar muito tempo em pé
  • Quando deitada ou sentada, coloque os pés para cima
  • Use um apoio para os pés quando sentada, se necessário

Além disso, outro grande aliado no alivio desse desconforto é a pratica de exercícios físicos regulares. Mas, atenção, não exagere e só realize aquilo liberado pelo médico responsável.

Um cuidado extra necessário é ficar de olho em alguns detalhes, como o inchaço repentino ou em outras extremidades, como as mãos e o rosto. Esses sintomas podem ser sinal de pré-eclâmpsia e a gestante deve procurar ajuda imediatamente ao notá-los.

Vontade frequente de ir ao banheiro

Um ponto importante quando estamos falando sobre a vontade frequente de urinar que acomete às grávidas é que elas não devem segurar a urina. Assim que tiver vontade, vá ao banheiro. Reter a urina por longos períodos aumenta o risco de contrair uma infecção urinária.

Outro ponto de especial atenção é que, apesar do útero comprimir a bexiga e você sentir mais vontade de ir ao banheiro, você não deve diminuir a quantidade de água ingerida diariamente.

A desidratação pode levar ao parto prematuro.

Contrações de treinamento

Com 36 semanas de gestação, as contrações de Braxton-Hicks, também conhecidas como contrações de treinamento, ainda dão às caras. Para aliviar o desconforto:

  • Beba um copo de água
  • Faça exercícios calmantes, como os de respiração profunda
  • Tome um banho morno de até meia hora

É importante também “inverter” as ações quando a contração ataca. Como assim? Caso você esteja em repouso, de uma caminhada para aliviar. Caso esteja muito ativa, de uma descasada até melhorar.

É importante ter em mente também que já se foram 36 semanas de gestação, começou o nono mês, então se atente a frequência e a intensidade da contração, além de manter um olhar aguçado para outros sintomas, como corrimento líquido, dor nas costas e sangramento vaginal, que podem indicar o início do trabalho de parto.

Dicas bônus

Para fortalecer sua musculatura, melhorar seu sono e controlar o ganho de peso, é importante, durante toda a gravidez, manter uma dieta balanceada, realizar a rotina de exercícios físicos orientados pelo médico e tomar os suplementos indicados.

Além disso, para assegurar o desenvolvimento ideal do bebê, foi necessário realizar o acompanhamento pré-natal nas 36 semanas de gestação que já passaram e segue necessário naquelas que ainda estão por vir.

Os exames mais importantes

De quando se chega ao início do nono mês ao nascimento do bebê, as consultas pré-natais devem se tornar mais frequentes, ao menos uma vez por semana. Será nessas visitas que o médico poderá analisar parâmetros como:

  • A pressão arterial da futura mamãe
  • Seu peso
  • A altura do útero
  • A posição do bebê
  • Seus batimentos cardíacos e movimentos

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress