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Entenda como aprimorar a última milha no varejo

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ÚLTIMA MILHA NO VAREJOLogística, varejo farmacêutico, farmácia
Foto: Freepik

O faturamento dos e-commerces de farmácias aproximou-se dos R$ 3 bilhões no Brasil no primeiro trimestre do ano. E a última milha no varejo é um fator crucial para garantir a logística integrada e acurácia no serviço de entrega. Afinal, o valor posiciona o país como o terceiro maior mercado mundial em vendas digitais no setor, atrás apenas da Rússia e dos Estados Unidos.

Esses dados sinalizam como a last mile no varejo farmacêutico deve ser tratada como estratégica para fisgar um público cada vez mais exigente em relação à qualidade do produto e rapidez na chegada da compra ao consumidor.

 

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“Trata-se do processo mais delicado na jornada do cliente. É quando o produto sai de um espaço controlado e padronizado para um ambiente imprevisível e variável, sujeito a fatores como trânsito intenso, acidentes, avarias, greves ou ausência do consumidor”, analisa Ângelo Vicente, CEO da plataforma Selia Full Commerce

Dicas para superar as dificuldades das operações de última milha

Foco no Cliente – É necessário enfrentar as pressões de custo, oferecendo novos serviços premium e planos de entrega. Além disso, é fundamental preservar a reputação da marca investindo em capacidades tecnológicas que aprimorem a experiência do cliente. “O consumidor precisa ter acompanhamento pleno do status do seu pedido, para ter a liberdade de escolher o horário e o local de entrega mais adequados”, acredita.

Experiência digital – É essencial digitalizar a experiência, usando ferramentas de entrega de última milha que possibilitam roteamento, reservas, rastreamento e comunicação digital. Já na hora de avaliar os fornecedores, deve-se adotar requisitos comerciais que considerem os tipos de frotas e a cobertura geográfica de atuação.

Antecipe-se às mudanças – Procure implementar uma estratégia que visa a antecipar e se adaptar às mudanças futuras que podem afetar o negócio. Isso envolve buscar soluções relacionadas ao tipo de veículo, otimização das rotas e horários de entrega, integração dos canais online e offline, opções de retirada ou devolução, e recursos como blockchain e internet das coisas.

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