Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

AGL aposta no marketing digital para o associativismo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

fosso digital no varejo farmacêutico

Farmácias associativistas e independentes ganham uma solução exclusiva para desenvolver suas estratégias de marketing digital. A AGL iniciou operações neste primeiro semestre com a proposta de atuar exclusivamente junto a esse nicho de mercado.

“Por ser um segmento ainda muito dirigido por proprietários de perfil mais conservador e pouco familiarizado com o universo digital, há uma certa subutilização da ferramenta como estratégia de negócios”, acredita Luis Henrique Coelho, diretor executivo da agência e que tem como sócio e diretor de operações Guilherme Araújo. Ambos acumulam cerca de dez anos de experiência em projetos de gestão de mídias sociais para esse setor.

A relevância desse trabalho é reforçada por pesquisas de mercado. Segundo levantamento da Mundipagg em parceria com o E-Commerce Brasil, 42% dos varejistas com loja virtual tiveram crescimento acima de 50% nas vendas online em 2020. Outros 23%, porém, apontaram avanço pouco expressivo ou registraram queda. Os dados atestam como a pandemia expôs um fosso digital no varejo, que se manifesta ainda mais claramente no canal farma.

De um lado, grandes redes com 45% do faturamento, mesmo tendo apenas 10% dos pontos de venda. De outro, farmácias associativistas e independentes buscando ir além de programas de fidelidade. “O preço baixo deixou de ser base para a fidelização do cliente, que preconiza agora um conjunto de qualidades no serviço, produto e atendimento. Nesse contexto, o marketing digital assumiu importância na comunicação da drogaria com seu cliente final”, observa Coelho.

Outro indicador da pesquisa ajuda a entender esse cenário. Para 83% dos varejistas, os canais de e-commerce ou de marketplace representam os principais motores de vendas, enquanto o WhatsApp e as redes sociais são minoritárias. “O pequeno e médio varejo não tem poder de fogo para investir em uma plataforma parruda, mas muitas farmácias de menor porte contam com perfis no Instagram ou Facebook e não movimentam a conta da maneira ideal. Perdem visibilidade e ficam engessadas em um modelo nada funcional”, acrescenta.

Imagem e conversão

Para Guilherme Araújo, o cuidado em montar um planejamento de mídia digital é determinante para a fidelização e o consequente aumento de vendas. Mas é imprescindível, antes de tudo, ter uma precificação em cada categoria que seja adequada à realidade daquela drogaria. Caso contrário o resultado não surte o efeito desejado.

“Passar ao cliente a imagem correta, dentro da realidade na qual a farmácia está inserida, numa combinação e sequência de postagens meticulosamente estudada, pode aumentar em 50% a conversão. É a chance de incrementar os lucros, alcançando assim maior representatividade no mercado e não somente onde atende fisicamente”, ressalta.

Araújo acrescenta que um bom trabalho de branding também envolve a gestão de redes sociais, uma vez que quanto mais a marca for lembrada, melhor a decisão de compra por parte do consumidor. “Com frequência vemos farmácias aderindo às campanhas de fidelização voltadas para o cliente final. Mas a adesão é realmente representativa? A loja afixa um cartaz e deixa o cupom no balcão, mas vai fazer diferença o que ela realmente faz para o cliente saber que a campanha existe”, questiona.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/startups-levam-tecnologia-para-farmacias-com-apoio-da-farma-ventures/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress