O tratamento de diversos tipos de câncer se tornará mais acessível com a aprovação do medicamento biossimilar de bevacizumabe, da Celltrion. A Anvisa aprovou o fármaco no começo do mês.
Fabricado por biofarmacêutica coreana, o remédio já possui registro também nos Estados Unidos e na Europa. Ele é indicado para casos avançados ou metastáticos dos seguintes tipos de câncer:
- Colo de útero
- Colorretal
- Epitelial de ovário
- Mama
- Peritoneal primário
- Pulmão de células não pequenas
- Renais
- Tuba uterina
Segundo o gerente sênior de negócios da Celltrion, Michel Batista, a comercialização do bevacizumabe deve começar na segunda metade de 2024. A biofarmacêutica mantém no radar lançamentos para asma, edema macular diabético e osteoporose.
Medicamento biossimilar e parceria em prol do tratamento do câncer
E não é só a Celltrion e o seu biossimilar que tem movimentado o mercado do tratamento para o câncer no mês de março. Uma parceria ente Adium e Regeneron trará um novo medicamento contra o câncer para o páis.
Pelo acordo, a Adium distribuirá no Brasil o Libtayo (cemiplimabe), remédio fabricado pela Regeneron e usado no combate de formas avançadas de câncer de pulmão não pequenas células, de pele não melanoma e de cervical.
O laboratório, anteriormente conhecido como Zodiac, já mantém uma unidade de negócios dedicada a tratamentos oncológicos, mas o Libtayo chega para ser o carro-chefe de sua atuação por aqui.