Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa proíbe melatonina para crianças e adolescentes

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Melatonina para crianças
Foto: Canva

A melatonina para crianças e adolescentes entrou na mira da Anvisa. A agência determinou o recolhimento do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, da OEMED. As informações são do portal da autarquia.

Além do recolhimento, o órgão regulador também proibiu que o produto siga sendo comercializado, distribuído, divulgado e/ou utilizado. A proibição foi divulgada na última quinta-feira, dia 24, mas a Resolução 3.148 data de terça-feira, dia 22.

A justificativa da Anvisa para proibir a melatonina para crianças e adolescentes é que não há autorização para estes suplementos alimentares para os públicos citados e não existe comprovação da segurança de seu uso nessas faixas etárias.

O suplemento alimentar só é autorizado para adultos com mais de 19 anos e em concentração de 0,21 mg por dia.

Melatonina teve venda liberada em 2021

Desde a aprovação da Anvisa, em outubro de 2021, a venda de melatonina está liberada nas farmácias na categoria de suplemento alimentar, o que dispensa a necessidade de prescrição.

Como destacado anteriormente, o uso é destinado exclusivamente a pessoas maiores de 19 anos e a melatonina para crianças, adolescentes, gestantes e lactantes não é indicada.

Na aprovação, a Anvisa reforçou que não foram aprovadas alegações de benefícios associados ao consumo da melatonina.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress