Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa determina recolhimento do Somatropina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

recolhimento do somatropina
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

 

Em comunicado publicado nesta segunda-feira, dia 15, a Anvisa determinou o recolhimento do somatropina. O medicamento injetável é usado para estimular a produção de hormônio do crescimento em adultos. As informações são do Estadão Conteúdo.

A agência aprendeu dois lotes da solução injetável, que apresenta dosagem de 20 mg. Foram recolhidos o lote AB000569 de nome Saizen, de fabricação da Merck; e o Lk96m38, de produção da Novo Nordisk.

Motivos para o recolhimento do somatropina

O recolhimento está relacionado à identificação de medicações com rótulos não originais ou com a impressão de lotes que não foram reconhecidos pelos fabricantes. A partir dessas denúncias, a Anvisa emitiu um alerta e exigiu a apreensão e o veto à comercialização desses lotes.

Um dossiê de investigação sanitária já foi encaminhado para a Polícia Federal, que auxiliará nas investigações das suspeitas de falsificação.

Recolhimentos e recalls em alta

A onda de recolhimentos e recalls de medicamentos não afligem só o Brasil, mas são realidade em todo o mundo e acionam o sinal de alerta na indústria da saúde.

Depois de casos de recolhimento voluntário no Brasil, em função da presença de agentes causadores de câncer, Pfizer e Sandoz retiraram lotes de seus remédios para pressão alta das prateleiras nos Estados Unidos por causa da presença de nitrosaminas.

Em março, a Pfizer emitiu um recall voluntário do Accuretic (cloridrato de quinapril/hidroclorotiazida), juntamente com dois genéricos para pressão alta. No mesmo mês, a Sandoz, divisão de genéricos da Novartis, promoveu o recall de 13 lotes de comprimidos da orfenadrina oral. Por aqui, o caso mais recente envolveu a losartana.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!