Por trás da formulação dos dermocosméticos existem poderosos ativos ou substâncias que oferecem benefícios para a pele. Os queridinhos do momento são o ácido hialurônico, o retinol e a vitamina C. Esse trio é perfeito para uma rotina de autocuidado, sendo que pelo menos um deles é comum pelos praticantes do skincare.
Mas afinal, o que são dermocosméticos?
Tratam-se de produtos de autocuidado com composto farmacológico, classificados pela Anvisa como de grau 2. Isso significa que eles passam por testes rigorosos para garantir a eficácia desejada. Além de auxiliar na beleza da pele, podem ser utilizados em vários tipos de tratamentos, como rugas, linhas de expressão, antienvelhecimento, manchas e flacidez.
Formulação dos dermocosméticos sem risco de irritação
Normalmente os dermocosméticos não oferecem corantes, perfumes ou conservantes na composição, o que diminui o risco de irritar a pele. Agora vamos entender os benefícios do ácido hialurônico, do retinol e da vitamina C?
Ácido hialurônico
Esse é um ativo hidratante e estimulante de colágeno que o próprio organismo produz. A partir dos 25 anos de idade, a produção começa a cair, o que torna recomendável a reposição com ajuda de um dermocosmético que tenha ácido hialurônico na formulação, já que a substância é responsável pela redução de rugas, linhas de expressão e firmeza da pele, promovendo mais luminosidade e viço para a derme.
Retinol
Derivado da vitamina A, o retinol está ganhando o seu espaço na rotina de skincare, justamente porque ajuda no rejuvenescimento da pele. Está cada vez mais comum encontrar o composto na formulação dos dermocosmético, por atuar na renovação celular e ampliar a produção de colágeno e elastina, proporcionando mais elasticidade. Outra curiosidade sobre o ativo é que ele estimula a produção de colágeno, que é fundamental para a hidratação.
Vitamina C
Famosinha entre as influencers, a vitamina C reúne inúmeros benefícios para a pele, graças ao seu poder antioxidante, deixando-a com aspecto mais jovem e iluminada. Vários estudos concluem que ela promove a síntese do colágeno na derme. Com o seu potencial, ela é capaz de retardar o envelhecimento, as rugas, machas e linhas de expressão.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico