A automação comercial no varejo farmacêutico pode ser uma resposta definitiva para eliminar gargalos que afetam a eficiência operacional no PDV. É o fim da dependência manual em processos como emissão de nota fiscal e controle de estoque, assegurando um futuro mais eficiente e competitivo.
Caso o gestor tenha dúvidas por onde iniciar o processo de implementação de automatização da loja, a dica de Fernanda Oliveira, gerente de desenvolvimento da Procfit, é começar pela frente de loja.
“A automação nessa área, nos balcões e no caixa, como o self-checkout, torna muito mais ágil a jornada de atendimento ao cliente, desde a escolha do produto até o pagamento”, afirma.
Benefícios da automação comercial para farmácias
Gestão do estoque em tempo real – A automação possibilita o monitoramento em tempo real do estoque, seja nas vendas online ou presenciais. Ela garante que o time de gestão da loja esteja sempre ciente do status de seus produtos, evitando surpresas desagradáveis
Redução de rupturas ou encalhe – O controle e a gestão do estoque em tempo real também minimizam a incidência de rupturas e encalhe do produto, otimizando os níveis de estoque e assegurando que os produtos certos estejam sempre disponíveis para os clientes
Rastreio e controle do lote – O controle do lote de forma automatizada possibilita ao gestor fazer a rastreabilidade do produto e controlar a venda antes que ele perca o item em função do prazo de validade, reduzindo desperdícios e garantindo a qualidade dos produtos
Precisão nos valores de venda – O TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é um sistema que viabiliza conciliações com maior precisão nas transações de pagamento, evitando erros de digitação dos valores de venda
Automação comercial: investimento agora, menos custos no final
Está redondamente enganado quem pensa que investir em automação comercial é um processo caro e muito complexo para o pequeno e médio varejo. Muito pelo contrário, o processo ajuda na redução de custos.
Embora o custo inicial possa parecer significativo, os benefícios em longo prazo incluem uma melhora substancial no desempenho operacional da loja. “O processo mais desafiador é o cadastramento inicial dos produtos, mas esse esforço é compensado pela eficiência e economia futuras”, finaliza Fernanda.
Ao adotar soluções automatizadas, as farmácias podem garantir um atendimento ágil e de qualidade, ao mesmo tempo em que reduzem custos e minimizam problemas de visualização de dados e processos manuais.