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Como criar um layout de farmácia inteligente?

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layout de farmácia
Foto: Divulgação Farmácias Independente

O exemplo de uma rede do Nordeste mostra como o layout de farmácia pode ser determinante para impulsionar as vendas e aumentar o tíquete médio.

A Farmácias Independente, que mantém 33 lojas em Pernambuco e na Bahia, iniciou em 2023 um trabalho de desconfinamento dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

“Atualmente 100% das nossas lojas estão com os itens desta categoria no autosserviço, que é um produto de alto impacto visual. E grande parte desses produtos compõem a farmacinha do paciente, ajudando a incrementar a cesta”, explica o head comercial Alan Andrade.

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O que considerar na idealização do layout de farmácia

A melhor disposição dos MIPs no autosserviço é uma das estratégias que contribuem para transformar o layout de farmácia e mudar a jornada do cliente. E quais outras práticas podem fazer a diferença para a gestão do PDV?

Uso da tecnologia – Um dos recursos mais acessíveis é o self-checkout. “Ele melhora a experiência do cliente, tornando o atendimento mais dinâmico principalmente no autosserviço”, enfatiza Marcos Vinícius Consoli, vice-presidente de Serviços da Procfit.

De acordo com o executivo, a tecnologia também viabiliza a redução de custos ao eliminar a necessidade de ter um caixa adicional e todos os ônus envolvidos quando se tem mão de obra atrelada.

Planograma e gerenciamento de categorias – Outra iniciativa que a rede de farmácias adota é fazer uso dos insights e inteligência de mercado disponibilizados pelos parceiros da indústria, como os planogramas e dicas de gerenciamento de categorias. “Aproveitamos muito os dados e indicadores que os fornecedores nos passam sobre a performance do produto e a melhor execução dentro da realidade específica de cada PDV e perfil de público”, acrescenta Andrade

Estratégia cross – Colocar produtos de outras categorias em seções relacionadas, como deixar strips de lenço de papel próximos a produtos para gripes e resfriados, ou lenços umedecidos e pomadas contra assaduras ao lado de fraldas

Gôndolas de promoções – É recomendável posicionar, na entrada da loja, pilhas de produtos com ofertas e preços agressivos que sirvam de atração do consumidor para dentro do PDV. “Geralmente utilizamos leite em pó, fralda ou algum item sazonal que tenha demanda ou envolva uma negociação específica com a indústria”, ressalta Andrade

Aposta em novos produtos – Apesar da importância de construir uma base de mix que atenda as maiores demandas do consumidor, o executivo aposta em produtos diferentes como estratégia para atrair novos consumidores. “Concentramos 80% do mix em produtos que sabidamente têm procura, mas também entendemos que, muitas vezes, precisamos sair do trivial como forma de fidelizar novos clientes com artigos exclusivos”, explica.

A rede, por exemplo, implementou nos PDVs duas marcas de dermocosméticos que registravam vendas elevadas nos canais digitais. “Claro que o ideal é ir testando e ajustando o estoque conforme a resposta do shopper. Para isso, é importante analisar os tipos de negociação com o fornecedor para ter essas apostas com o menor risco possível”, avalia Andrade.

Revisão do sortimento – Outro ponto que contribuiu para o aumento de faturamento foi o trabalho de ampliação do mix. “Na comparação entre os primeiros trimestres de 2024 e 2023, incorporamos 1 mil SKUs à nossa oferta”, comenta

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