A automação de ponta a ponta para a gestão de compras surge como uma das principais tendências do varejo em 2025. Quem afirma é Marcos Vinícius Consoli, o Gemada, vice-presidente de serviços da Procfit.
Segundo o executivo, que esteve no NRF 2025, o uso da inteligência artificial com intensa aplicabilidade do machine learning será um grande diferencial para assegurar a escala e a excelência na gestão de compras.
“Essa tecnologia aumentará a acuracidade das soluções, permitindo a extração de melhores resultados. A ruptura é uma das maiores dores do varejo, independentemente do segmento. E a automação de ponta a ponta diminui consideravelmente esse problema”, completa.
O uso da automação possibilita cruzar um amplo volume de dados, que incluem as movimentações da varejista, os indicadores de consultorias como Close-Up International e IQVIA, e informações sobre o nível de estoque e o atendimento dos fornecedores. “Com isso, a farmácia terá um fluxo de reposição mais assertivo, alinhado com a demanda real”, destaca.
Automação de ponta a ponta dinamiza processos e garante benefícios
Para Gemada, contar com a automação de ponta a ponta é um grande diferencial para as farmácias por dois principais motivos – a dinamização da rotina e os benefícios dos processos de compra recorrentes. “Mesmo em redes com operações mais robustas e capilaridade superior a 300 lojas, por exemplo, é possível centralizar o processo de compras em menos mãos”, ressalta.
Isso não significa, porém, que a atuação dos profissionais de compras se torna dispensável. “Com a automatização, os colaboradores dessas áreas podem direcionar esforços para atividades mais estratégicas, aprimorando a capacidade de negociar com os fornecedores e ganhando tempo para analisar as melhores oportunidades comerciais”, aponta.
As compras automatizadas permitem também um uso mais eficiente do estoque das distribuidoras. “Por meio da ferramenta, a farmácia pode disparar pedidos em diferentes momentos do dia, tática que se adapta melhor à fluidez do estoque do atacado”, avalia.
“Além disso, condições comerciais mais vantajosas podem ser aproveitadas com o disparo de pedidos automáticos, sem que um profissional tenha que ficar imobilizado esperando elas aparecerem”, completa Gemada.
Automação não substitui olhar humano
A automação traz vários benefícios, principalmente no que diz respeito à queda da ruptura, mas ela não é infalível. Gemada destaca que o olhar estratégico do gestor e comprador segue insubstituível.
“Ás vezes um produto está em falta no mercado e, mesmo com pedidos diluídos, o varejista não consegue realizar a compra. Um gestor com olhar mais apurado identificará essa lacuna, buscará a explicação e soluções para reverter o cenário, como a compra de uma opção alternativa”, finaliza