A Biomm entrará de vez no mercado de diabetes com o desenvolvimento de insulina. A farmacêutica assinou uma parceria com a Wockhardt e fabricará no Brasil o Wosulin. As informações são do Valor Econômico.
Fazem parte do negócio também a Funed, que receberá a transferência de tecnologia junto com a farmacêutica; e a Gerais Comércio e Importação de Materiais e Equipamentos Médicos, que detém o registro do medicamento no Brasil.
Atualmente o remédio é importado, mas, gradativamente, terá sua produção na planta de Nova Lima (MG). A parceria faz parte do programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo diminuir a dependência de fármacos importados do SUS. Com a colaboração, a companhia absorverá metade da demanda anual de insulina da pasta.
Desenvolvimento de insulina não é novidade para a companhia
Apesar de agora assumir gradualmente a produção, a Biomm já trabalha com o Wosulin desde 2020. A farmacêutica importava a insulina fabricada pela Wockhardt e distribuía tanto para o canal privado, quanto para o SUS.
A fabricação acontecerá, como adiantado, na unidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A planta foi inaugurada no último mês de abril. A construção do complexo, que tem 12 mil metros quadrados, foi financiada em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e está avaliada em R$ 100 milhões.